TEXTO II
Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica.
(OLIVEIRA; A. J. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 20, maio 2007 (adaptado)).
Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para
a) reduzir o poder das confrarias.
b) cristianizar a população afro-brasileira.
c) espoliar recursos materiais dos cativos.
d) recrutar libertos para seu corpo eclesiástico.
e) atender a demanda popular por padroeiros locais.
Anexos:
Respostas
respondido por:
62
A Igreja, durante o Brasil Colônia, reuniu esforços para cristianizar os escravos com a dupla intenção, que era a de "salvar suas almas", seguindo a vertente missionária eclesiástica; como também inseri-los na sociedade colonial, convencendo-os de sua própria “inferioridade” na escala social.
Para isso, foram desenvolvidas formas de devoção que faziam dos negros uma parcela diferenciada – e discriminada – da comunidade católica.
Para isso, foram desenvolvidas formas de devoção que faziam dos negros uma parcela diferenciada – e discriminada – da comunidade católica.
respondido por:
21
Resposta:
b) Cristianizar a população afro-brasileira.
Explicação:
A questão mostra o quanto a igreja quis influenciar a população afro-brasileira. A intenção da igreja era cristianizá-los, adaptá-los à realidade brasileira para que fossem “bons” e evitassem comportamentos não desejados na época como a fuga ou o desobedecimento, que gerariam prejuízos aos donos de escravos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás