O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.
(SANDES. A. R. R.; BLASI. G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em:http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado)).
O incremento da variabilidade ocorre em razão da per - muta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose.
Essa troca de segmentos é determinante na
a) produção de indivíduos mais férteis.
b) transmissão de novas características adquiridas.
c) recombinação genética na formação dos gametas.
d) ocorrência de mutações somáticas nos descendentes.
e) variação do número de cromossomos característico da espécie.
Respostas
Resposta:
alternativa c
Explicação:
A troca de cromátides não-irmãs durante a meiose gera um processo de recombinação genética na formação dos gametas. Não caracteriza uma mutação, tendo em vista que o material genético continua íntegro. Ressalta-se que a meiose em outros taxa diferentes dos animais origina células distintas (ex. esporos em plantas).
O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose é determinante na recombinação genética na formação dos gametas (Letra C).
Sobre a recombinação genética:
A recombinação genética é um processo que ocorre em reproduções sexuadas. Esse processo está relacionado a troca de genes entre as moléculas de DNA de dois indivíduos.
A recombinação gênica em organismos eucariontes ocorre durante a fase da meiose através dos processos de crossing over e segregação independente. Muitas combinações são possíveis decorrentes desse processo, possibilitando variabilidade genética em uma população, fundamental para o processo evolutivo.
É valido pontuarmos que recombinação genética e a mutação são processos distintos, mesmo que ambos estejam envolvidos nas possibilidades de variabilidade genética. Enquanto a recombinação genética está relacionada a troca de genes entre indivíduos, as mutações são consequências das modificações hereditárias no DNA, ou seja, o surgimento de novos alelos.
Saiba mais sobre variabilidade genética: https://brainly.com.br/tarefa/7176065