Homens e mulheres, em todas as épocas, em função de suas necessidades foram levados a agir sobre a natureza para transformá-la. As informações que temos das sociedades primitivas são contraditórias, sendo então difícil sabermos como era a situação da mulher. Nesse período, a população era composta por povos coletores que sobreviviam do que a natureza lhes oferecia. Eles não podiam aumentar os recursos naturais disponíveis, pois não tinham qualquer controle sobre a natureza e viviam em condições de extrema pobreza. Na antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie e outras atividades ligadas ao plano doméstico que eram considerados de pouco valor para a sociedade. Baseado na descrição acima, que trata da visão da mulher na história das sociedades primitivas, elabore um texto argumentativo entre 10 a 15 linhas, refletindo sobre qual era o papel da mulher na antiguidade. Descreva também seu ponto de vista sobre a temática.
Respostas
Olá!
Durante a antiguidade, por conta da sobrevivência nômade e posteriormente o advento da agricultura, a divisão de trabalho entre homem e mulher existia, sendo o homem responsável pela caça e a mulher pela coleta e cultivo. Importante ressaltar que, apesar dessa divisão, não existia uma hierarquização de importância neste ponto, as duas atividades eram tidas em pé de igualdade em termos de importância.
Podemos dizer que grande parte da chamada Revolução Neolítica, que propiciou a sedentarização do ser humano, foi obra das mulheres, já que a evolução da prática de cultivo se deu graças a seus trabalho, além da domesticação de animais e da fabricação de medicamentos e objetos domésticos.
Sempre importante frisar que em diversas aldeias, vivíamos o regime do Matriarcado.