• Matéria: História
  • Autor: lauraalvesdutra0501
  • Perguntado 8 anos atrás

como era a estrutura política do feudalismo?

Respostas

respondido por: giovanna01062002
4

Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. 

Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais.

respondido por: Anônimo
31
Olá!

Resposta:  Todos os Poderes Políticos se concentravam nas mãos dos senhores feudais, e a sua principal característica política era a descentralização do poder e o rei tinha a sua autoridade quase nula ou meio inexistente.

Espero ter ajudado, Bons estudos!
Perguntas similares