Alarmes A, B e C, distintos, indicam os horários para o iní- cio da execução de determinadas tarefas em uma empresa automobilística, que funciona em turnos ininterruptos. O alarme A toca de 3 em 3 horas; o alarme B, de 4 em 4 horas; o C, de 6 em 6 horas. Exatamente às 8 horas da manhã de um domingo, os três alarmes tocaram ao mesmo tempo e, durante 10 dias, a partir daquele dia, funcionaram corretamente. Contando-se aquele evento, o número de vezes em que os três alarmes tocaram ao mesmo tempo, até o domingo seguinte, exatamente ao meio-dia, foi
Respostas
Então, a resposta é 15.
Você poderia também ter pensado em horas. São 8 dias, cada dia tem 24 horas. Totalizando 192 horas. Desconta-se 12, pois no domingo foi até meio dia. 192-12 = 180 divide o 180 por 12 = 15
Olá!
Para resolver a questão vamos analisar cada alarme:
O alarme A toca a cada 3 horas, o alarme B a cada 4 horas e o alarme C a cada 6 horas.
Para sabermos qual foi a primeira ocorrência de toque simultânea devemos fazer o MMC (3, 4, 6) = 12. Ou seja, ocorreu após 12 horas. O segundo ocorrerá após 24 horas, e assim sucessivamente.
A questão nos diz que tocaram juntos pela primeira vez ás 8 horas da manhã de um domingo. Logo a segunda vez foi às 20 horas de domingo, a terceira vez às 8 horas de segunda-feira e assim por diante.
Pede-se o número de vezes que tocaram juntos até o domingo seguinte, começando pelo primeiro toque, e sabendo que há dois toques simultâneos por dia (às 8h e às 20 h), de domingo a sábado temos 7 dias e então 7×2 = 14 toques, sendo o 14° ocorrido as 20 horas de sábado. O 15° toque ocorrerá às 8 horas do domingo.
Sendo assim, a resposta correta é 15 toques.
Espero ter ajudado, bons estudos.