Respostas
1. Seja breve. Não se trata de escrever um parágrafo que ninguém vai ler por completo. É preciso tentar dizer o máximo possível, mas sendo o mais breve que puder.
2. Não tente ser complicado. Não é o momento de parafrasear ou deixar a leitura difícil. Se trata de que o leitor, a primeira vista, possa ver do que se trata a história e que você o convença o suficiente para que ele lhe dê uma oportunidade.
3. Não revele a parte essencial da trama. Pode parecer obvio, mas se você revela o final, quem vai querer ler? É preciso criar o maior interesse possível para o livro, e quanto mais você insinua sem mostrar, melhor.
4. Você deve incitar o leitor a ler mais. Pode parecer complicado, mas este é o objetivo máximo de nossa sinopse. Devemos nos colocar no lugar do leitor e pensar: “Depois de ler isso, por que eu irei querer ler o livro?”, “existe algo que me induz a ler mais?”. Se a resposta não é afirmativa, é preciso seguir trabalhando.
5. Mostre o resultado final a vários leitores. Podem ser várias versões, ou só uma, mas os comentários que você receber dos leitores serão cruciais para saber se você segue pelo caminho certo ou não.
6. Revise a sinopse de novo e de novo. Se existem erros nela, quem vai querer ler seu livro? Não permita que exista nenhum!