• Matéria: Música
  • Autor: carinaromao6556
  • Perguntado 8 anos atrás

Fale a respeito das principais danças do carnaval e as classifique?

Respostas

respondido por: Anônimo
4

 Embora sempre centrado no disfarce com fantasias, na música e nas danças, as festas apresentam particularidades de cada cidade em que é comemorado.

Samba

Mais tradicional ritmo brasileiro, o samba tem raízes em solo carioca e possui letras que falam do cotidiano, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma bem humorada. O estilo envolve turistas de todos os lugares principalmente pela sensualidade das mulatas fantasiadas com plumas coloridas, mas também pelo jeitinho envolvente de sambar dos brasileiros. É dividido em categorias como samba-enredo, pagode, de gafieira, blocos de rua com utilização de instrumentos de percussão, sendo este último o mais comum durante a época de Carnaval. Atualmente, Fortaleza possui o maior pré-carnaval do país com grupos como Camaleões do Vila, Unidos da Cachorra e Luxo d’Aldeia representando os mais populares blocos de rua da capital.

Baile de máscaras

Tradicional em Veneza, reúne os habitantes da cidade italiana e também turistas para assistirem apresentações teatrais e acrobacias. As comemorações com máscaras foram proibidas no início do século XVII por causa de furtos que aconteciam sem que as vítimas tomassem conhecimento dos criminosos, mas desde 1980 a tradição tem sido revogada com maior segurança garantindo aos foliões mais tranquilidade no momento da festa. O carnaval de Veneza chama atenção não só pelas máscaras como pelas elaboradas fantasias dos foliões.

Frevo

Famoso no carnaval pernambucano, principalmente em Recife e Olinda, o frevo é um tipo de marchinha acelerada. Possui passos rápidos e complicados com malabarismos e rodopios. Os dançarinos vestem roupas coloridas e uma tradicional sombrinha aberta enquanto dançam. Esta é a marca do estilo, inclusive é também souvenir da capital pernambucana. A origem do nome vem do verbo ferver, já que a dança faz parecer que abaixo dos pés dos dançarinos exista uma superfície quente, impedindo-os de ficarem parados. Muita efeverscência e agitação!

 

Soca

No início da década de 1960 em Londres, imigrantes vindos do Caribe decidiram se manifestar contra o preconceito de uma maneira pacífica pelas ruas do bairro de Notting Hill. A festa londrina acontece desde 1965 e tem crescido nos últimos anos, com comemorações totalmente voltadas para diversão, expressão artística e cultural de vários grupos de imigrantes de todo o mundo. O ritmo caribenho “Soca” é uma mistura de calypso e soul com uso de guitarra elétrica e sintetizadores.

Carnaval de Cádiz

É o carnaval mais famoso da Espanha. Diz-se que os habitantes de Cádiz são bem humorados por isso verdadeiros foliões. A festa possui atrações com diversos grupos participantes como “Os coros” que andam pelas ruas da cidade cantando tangos, “As comparsas” que cantam músicas comum a vertente emocional e poética. Já “As chirigotas” é o grupo com objetivo de divertir as pessoas e fazendo-as rir sobre temas sociais. “Os cuartetos” cantam paródias e canções populares acompanhados de apitos. E “As ilegales” são gruposde amigos ou famílias que apenas andam a fazer folia sem participar dos outros grupos. Os ritmos são uma mistura de flamenco, ritmos africanos, samba e outros sons latinos.

Axé

O nome vem das palavras energia, poder e força de um idioma oriundo do oeste da África. Surgido na Bahia na década de 80, até se faz presente em um dos carnavais mais tradicionais do país, em Salvador. São os trios elétricos equipados com grandes aparelhos de som, com poderosos alto-falantes que reproduzem as composições e servem de palco móvel para as bandas de Axé presentes no festival, em sua maioria de origem baiana, envolvendo a multidão de carnavalescos.

Merengue e Bachata

São ritmos provenientes da República Dominicana. O país foi originalmente colonizado pelos espanhois, mas além de raízes europeias, tradições africanas e latinoamericanas também são marcas do país. A celebração do carnaval começa com um desfile que acontece no início da quaresma, assim como no Brasil, e o resultado é uma diversidade de ritmos e personagens como diabos e figuras folclóricas.

Perguntas similares