“O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse. Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana. Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britâ nicas”.
(O ú ltim o d ese jo e te sta m e n to d e C e cil R hodes. In: H U B E R M A N . Leo. H is tó ria d a riq u e z a d o h om em).
O texto refere-se à:
a) partilha do continente africano deliberada em 1885, na Conferência de Berlim, que teve por objetivo maior promover a riqueza dos países pobres por meio dos investimentos europeus.
b) expansão europeia, realizada segundo os preceitos mercantis, que visava ao acúmulo de metais preciosos abundantes e pouco valorizados pelos habitantes nativos do continente africano.
c) procura de novos mercados para a produção industrial e os capitais bancários europeus, prejudicados pela instabilidade política da América Latina, que impedia o crescimento das trocas.
d) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial, evidenciando a ideia de superioridade e de preconceito contra os colonizados.
e) fragmentação do continente africano desde meados do século XIX para garantir a ajuda aos nativos que, incapazes de explorar suas próprias riquezas, necessitavam de capitais europeus.
Respostas
Bons estudos!
O texto de Cecil Rodes: "O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado." refere-se: d) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial, evidenciando a ideia de superioridade e de preconceito contra os colonizados.
Partilha da África
A divisão do continente africano, no século XIX, culminou na Conferência de Berlim, quando países europeus, liderados pela Inglaterra e França, mas contando também com Portugal, Bélgica, Espanha, Holanda, Alemanha e Itália, dirigiram esforços na exploração de matéria prima e mão de obra escrava.
Ditados pelo positivismo e embasados pela ideia de superioridade do homem europeu e é claro, motivados pelo lucro, moveram-se em expedições por todo o continente africano:
- científicas: mapear o terreno, fauna flora e reconhecer a população
- comerciais: reconhecer o potencial exploratória da matéria-prima local
- religiosas: converter o povo ao cristianismo.
Bons estudos!
Para Saber mais sobre a Partilha da África leia: brainly.com.br/tarefa/485969