Respostas
De acordo com Hobbes, os homens antes viviam num estado de "guerra de todos contra todos", como descreve ele, (chamado de estado de natureza). No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com o estado de guerra, e por isso formam sociedades entrando num "contrato social" onde eles abrem mão da abrem mão da sua liberdade individual entregando-a à um representante de todos (governante) para garantir sua segurança e propriedade (estado civil).
Hobbes, com esta teoria tentava na verdade justificar o direito do governante (o rei) de fazer o que quiser, afinal havia um contrato emtre ele e o povo.
Locke e Rousseau também escreveram sobre a teoria do Contrato Social.
Mas a diferença de Hobbes para Locke é que ele diz que o estado de natureza é relativamente calmo e harmonioso; o contrato social é de consentimento (e não de submissão), sendo efetivado para aprofundar ainda mais os direitos naturais que o indivíduo já possuía no estado natural; e o estado civil deve ser marcado pela distinção entre executivo e legislativo, com predomínio do segundo. Locke com isso tenta justificar sua visão liberal, pois diz que no estado civil o homem é mais livre porque seus diretos naturais (como a liberdade) são assegurados através de um representante.
Já para Rousseau, o homem é naturalmente bom, a sociedade que o corrompe! Ele acreditava que a liberdade é condição necessária da condição humana. Para ele, antes, no estado de natureza que o homem realmente era livre. Mas em sua teoria, o homem precisa estar organizado em sociedade, mas não representado por um único homem. Ele propõe um governo como a democracia ateniense, onde todos os cidadãos podem tomar as decisões. Rousseau conclui que a submissão de um povo a um rei só pode vir depois da constituição do próprio povo, ou seja, antes de um contrato de submissão, é necessário um contrato de associação, visto que, em estado de natureza, os homens não estão associados.
Resposta:
Expressionismo no Brasil
No Brasil o movimento foi muito importante.Observa-se,um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e cultural.
Os principais artistas que apresentam características expressionistas em suas criações são:
Cândido Portinari-
importante pintor brasileiro,que expressava em suas obras o papel que os artistas da época propunham:denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as conseqüências desse desequilibrio.Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos sugerindo volume e pés enormes que fazem com que as figuras pareçam relacionar-se intimamente com a terra,esta sempre pintada em tons muito vermelhos.Sua pintura retratou os retirantes nordestinos,os cangaceiros e abordou temas do conteúdo histórico do nosso país como,Tiradentes(no Memorial da América Latina,em São Paulo)e o painel A Guerra e a Paz(pintado em 1957 para sede da ONU).
Anita Malfatti-
sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha,seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira,por seu comprometimento com as novas tendências.Suas obras:A Estudante Russa,O Homem Amarelo,Mulher de
Cabelos Verdes eCaboclinha.
LazarSegall-suas cores fortes procuram expressar as paixões e sofrimentos dos seres humanos.
Seus personagens são mulatas,prostitutas e marinheiros;suas paisagens,favelas e bananeiras.Anos mais tarde dedica-se à escultura em madeira,pedra e gesso.Suas obras:Familia Enferma,Dois Seres,Mãe Preta,Bananal,Navio de Emigrantes,Guerra e Campo de Concentração.
Osvaldo Goeldi-
autor de diversas gravuras.Dedicou-se a xilogravura(gravura em madeira).
Nelson Rodrigues-
dramaturgo que apresentava características expressionistas em seus textos,em suas peças teatrais.
Explicação: