“O conhecimento não está pronto nos textos a serem decodificados pelos leitores, mas concebendo-o como construção interacional, como um processo social que envolve diversos agentes – e nenhum paciente – podemos dar conta dessa relação leitura/conhecimento sem estarmos presos ao modelo de mundo já pronto, já sabido e já dominado por outrem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULINO, G. Sobre leitura e saber, de Anne-Marie Chartier. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Org.). A escolarização da leitura literária: O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 73.
Após a leitura do texto dado como reflexão e de acordo com os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação aos quatro tipos de leituras que identificam comportamentos diferenciados frente à leitura do texto literário, relacione corretamente cada tipo às suas respectivas características:
1. Leitura ativa.
2. Leitura criativa.
3. Leitura única.
4. Leitura cooperativa.
( ) Leitura como experiência compartilhada entre o autor e o leitor, na qual a construção do sentido se situa entre ambos.
( ) Habilidade de compreender como a ficção opera no imaginário durante o ato da leitura.
( ) Cada momento de leitura é uma experiência ímpar. Mesmo se tratando de uma obra já lida, a variação imaginativa do leitor se renova no ato da leitura e o individualiza.
( ) O leitor constrói um mundo paralelo em sua mente a partir do diálogo entre o autor, o narrador, os personagens e o leitor. Todas essas vozes operam em conjunto na construção do sentido.
Respostas
Olá!
Vamos analisar os tipos de leitura para entendermos onde melhor se enquadram as mesma!
Podemos desde já compreender que existem outros diversos “tipos” de leituras em nosso universo pedagógico, mas vamos analisar os postos em questão.
Quando falamos em leitura ativa, estamos falando na habilidade de compreender como a ficção opera no imaginário durante o ato de leitura, pois estamos transformando ativamente aquele conteúdo em resposta crítica.
Ao falarmos sobre Leitura Criativa, estamos nos referindo ao modo como o leitor constrói um mundo paralelo em sua mente a partir do dialogo entre o autor, o narrador, os personagens e o leitor. Desta maneira, criamos outros caminhos pelos quais as histórias podem transitar. As famosas “fanfics” são baseadas na Leitura Criativa
Leitura única é vista quando entendemos cada momento da leitura como uma experiência ímpar, já que, ao lermos novamente determinado texto ou livro, será impossível entendermos do mesmo jeito de antes, tornando essa leitura única.
Nos referimos a Leitura Cooperativa quando o leitor e o autor constroem o sentido da história uma experiência compartilhada.
Logo, a sequencia ficaria: 4,1,3,2.