• Matéria: Geografia
  • Autor: emanoelpedro2675
  • Perguntado 8 anos atrás

o acesso a propriedade fundiaria, em diferentes momentos historicos como suporte para consolidar o mercado interno e fortalecer a democracia.

Respostas

respondido por: winederrn
51
Olá!

A estrutura fundiária pode ser compreendida como um aspecto que mostra as características de tamanho e organização do espaço agrário.

No Brasil, a maior concentração de terras (cultiváveis ou não cultiváveis) está nas mãos de poucas pessoas. Os grandes fazendeiros não abrem mão de suas vastas terras. Muitas pessoas buscam por um pedaço de terra para cultivar e gerar a sobrevivência de suas famílias. Com base nisto, ao longo dos anos, surgiram movimentos sociais que lutam pela Reforma agrária.

Estes movimentos acreditam que o pequeno agricultor é quem movimenta o mercado interno (economicamente) e gera a distribuição de renda local.

Outro ponto bastante discutido é a função social da propriedade (previsão constitucional) no Estado Democrático de Direito. Muitos movimentos alegam que grandes pedaços de terras agrícolas não são cultivados, por isso acabam invadindo.

Espero ter contribuído.
Perguntas similares