• Matéria: Geografia
  • Autor: marianajulia10
  • Perguntado 8 anos atrás

No processo de desintegração das relações sociais de produção feudal, passou a ocupar lugar central a organização de manufaturas, ampliando com a divisão do trabalho a produtividade dos agentes envolvidos na fabricação das mercadorias. Conceitue a mais valia a partir dessa ótica

Respostas

respondido por: makmorales
5
Olá!

Durante o feudalismo a maior parte da produção era de caráter agrícola e pecuário, as relações comerciais muitas vezes se davam por meio do escambo, a troca de mercadorias - 10 kg de milho por 15 de arroz, por exemplo; em função do que se considera mais ou menos valioso.

Com a deterioração do sistema feudal a economia começou a se focar nas manufaturas, onde a confecção de produtos era artesanal e o trabalho era dividido, pois descobriu-se que dessa forma a produtividade era maior do que o simples trabalho individual.

Isso ocorreu de forma gradual, não foi uma mudança bombástica. Ao mesmo tempo, a moeda (o dinheiro) como ferramenta de troca começou a ganhar mais força. ainda que já fosse utilizada em várias regiões.

Através de todos esses conhecimentos, podemos conceituar a Mais-valia como a diferença entre o preço final de um produto menos o seu custo de fabricação, que inclui o custo da mão de obra e dos materiais.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares