• Matéria: História
  • Autor: RobertoAmorim16
  • Perguntado 8 anos atrás

Explique a relação entre o sentimento nacionalista das monarquias nacionais e a igreja católica da Europa do século XVI.

Respostas

respondido por: makmorales
10
Olá!

Durante o período feudal, a nobreza e os respectivos senhores feudais possuíam muito poder, o que começou a mudar durante o final da baixa Idade Média, quando o sistema feudal ruiu.

Um novo modelo começou a emergir, onde os senhores feudais foram substituídos pela burguesia, que agora possuía maior influência, pagava impostos e apoiava o poder do monarca, o rei.

Por isso, o poder das nações começaram a se tornar centralizadas, e o auge desse processo aconteceu no século XVI. O sentimento nacionalista vinha da inclusão da burguesia, que em números era muito superior a dos nobres.

Os impostos pagos principalmente pelos burgueses bancava a coroa e proporcionava ao país ter exércitos nacionais compostos pelos próprios cidadãos.

A fé cristã continuou forte durante o período, e a relação desse sentimento nacionalista com a Igreja é que ela apoiou a figura do rei como representante do país.

A igreja tinha forte papel em dar crédito para o rei perante toda a população. Um exemplo disso é a famosa frase "Deus salve o rei".

Espero ter ajudado!
Perguntas similares