UECE-2007- O FENOMENO DAS CRUZADAS SE ESTEBDE AO LONGO DE DOIS SECULOS DE HISTORIA EUROPEIA.DESDE A CONQUISTA DE JERUSALEM PELOS TURCOS SEC XI ATE A QUEDA DE SAO JOAO D'ACRE ULTIMA FORTALEZA CRISTÃ SEC XIII DOMINADA PELOS TURCOS MULCUMANOS. DAS INUMERAS CAUSAS DA DIFUSAO ESPIRITO DA CRUZADA, DESTACA-SE
Respostas
Questão completa:
(UECE-2007) O fenômeno das cruzadas se estende ao longo de dois séculos de história européia. Desde a conquista de Jerusalém pelos turcos (séc. XI) até a queda de São João D’Acre, última fortaleza cristã (séc.XIII) dominada pelos turcos muçulmanos. Das inúmeras causas da difusão do “espírito da cruzada”, destaca-se:
a) A necessidade dos abastados nobres europeus de encontrar aventura, glória e de obter o principal prêmio: o casamento com uma jovem nobre, bela e rica.
b) O cumprimento de uma obrigação religiosa: combater o infiel muçulmano era uma ação santa e representava a possibilidade de salvação eterna.
c) A presença de um profundo zelo religioso, característico da medievalidade, acompanhada de motivos econômicos e sociais da Europa.
d) A predominância de interesses econômicos das cidades comerciais que desejavam expandir suas atividades mercantis.
Resposta
ALTERNATIVA D
A- INCORRETA. As cruzadas foram movimentos militares, de orientação cristã, que partiam da Europa com destino à Terra Santa (Jerusalém) com intuito de conquistá-la, com a crença de receber riquezas nos reinos dos céus.
B- INCORRETA. Os participantes consideravam-se soldados de cristo, e consideravam a jornada como uma peregrinação, pagamento de promessa ou para pedir alguma graça.
C- INCORRETA. Todas as cruzadas, exceto a Sexta Cruzada (que foi pacífica) foram prejudicadas pela cobiça e brutalidade, com o massacre de judeus e cristãos no caminho para a Terra Santa.
D- CORRETA. Apesar de aumentar a hostilidade entre cristianismo e Islã, houve estímulo do contato econômico e cultural, com o aumento do comércio entre Ásia e Europa.
Resposta:
letra D
Explicação: