comente as consequencias da revolução industrial com relação a situação do trabalhador? gostaria de saber, por favor.
Respostas
Com a Revolução Industrial, os artesões perderam sua autonomia. Com a chegada de novas tecnologia apareceram as fábricas, nas quais todas as modernas máquinas tornaram-se propriedade de um burguês. A produção fabril em concorrência com a artesanal levou esta a ruína. Com isso, se formou uma nova classe trabalhadora: o proletariado.
Os trabalhadores viviam em péssimas condições, pois não existiam leis trabalhistas que defendessem seus direitos. A mão de obra de mulheres e crianças era bastante utilizada por ser mais barata e estes apresentarem maior submissão ao dono da fábrica, o que modificou toda a estrutura familiar desta classe, já que todos os integrantes do núcleo familiar trabalhavam para o pagamento dos impostos cada vez mais altos.
As fábricas eram locais insalubres, onde o risco de morte e a disseminação de doenças eram elevados. Devido a falta de uma legislação que estabelecesse regras trabalhistas, os operários estavam sujeitos às normas impostas pelos patrões, como jornadas abusivas ou atraso no pagamento dos salários. Além disso, para evitar a falta ao trabalho ou o não cumprimento da produção esperada, muitos patrões instituíam multas ao trabalhador, que recebia um salário ainda menor.
Espero ter ajudado! Retirei de um antigo trabalho que fiz.