• Matéria: Filosofia
  • Autor: Nicollebarc
  • Perguntado 8 anos atrás

explique as divergencias entre aristoteles e maquiavel em relação a teoria politica , com destaque para conflito : etica e politica : relação ou contradiçao?


jimmypvdp0z27t: kkkkkk intao nicole ate oc aki

Respostas

respondido por: maarigibson
27

De acordo com Aristóteles, o homem é um animal político naturalmente, pois foi feito para conviver em sociedade – mais do que abelhas ou outra espécie. O que o distingue dos outros animais, conforme o filósofo grego, são os sentimentos, a noção moral e ética. Para ele, o Estado ideal é um Estado ético, com a moral e a religião como parâmetros. Ele já trazia em sua obra o princípio da legalidade e da separação dos poderes.


Para Maquiavel, a política seria um outro campo da atividade humana, jamais submetida a ética e a moral. Desta forma, a política deveria ser totalmente desvinculada da moral, com a célebre frase “os fins justificam os meios”. Ou seja: desde que determinado fim seja justo, todos os meios (éticos ou não) são justos para o alcançar.


Assim, a abordagem de ambos quanto à ética política difere no ponto em que, para Aristóteles a ética é intrínseca a política e, para Maquiavel, a política deve ser totalmente desvinculada de preceitos éticos.

Perguntas similares