• Matéria: Geografia
  • Autor: lauraraissa1234
  • Perguntado 9 anos atrás

GENTE APRESENTAREI UM SEMINARIO AMANHA NA ESCOLA COM OS SEGUINTE TEMAS: o MITO DA EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA E CENÁRIOS DEMOGRÁFICOS
QUERO QUE ME AJUDEM COM ISSO ME FALANDO QUAL É O MITO DA EXPLOSÃO DEMOGRÁFICA E FALEM SOBRE CENÁRIO DEMOGRÁFICO
ALGUÉM FAÇA UM DISCURSO SOBRE ISSO PRA MIM
POR FAVOR AGRADECEREI QUEM FIZER PRA MIM

Respostas

respondido por: humoristaflor
1
Depois das duas Grandes Guerras Mundiais o conhecimento em medicina se expandiu, houve melhoras em medicamentos, expansões no campo da prevenção e da cura de diversas doenças. Além disso, a produção em escala industrial de produtos facilitou o acesso destes a uma grande parcela da população, melhorando a qualidade de vida. A mortalidade foi drasticamente reduzida nos países subdesenvolvidos. Em 1920 a taxa de mortalidade era de 40% e caiu para menos de 8,9% no começo do século XXI. Mandei um gráfico representando o crescimento da população mundial e uma estimativa até 2100.

Só que com o aumento de pessoas há também o aumento de problemas e demanda por investimentos. Dessa forma, ressurgiu a teoria de Malthus como a "neomalthusiana" que recomendava fortemente um controle de natalidade para diminuir as despesas. Muitos investimentos em todo o mundo foram feitos em relação a esse aspecto. Porém, se isso adiantasse realmente a China e Índia não seriam os países mais populosos do mundo atualmente e OS DOIS tiveram controle de natalidade compulsório. Na Índia, qualquer cidadão que fosse ao médico fazer uma simples cirurgia tinha seu aparelho reprodutor inviabilizado sem sua autorização. Enfim, muitas empresas privadas começaram a canalizar investimentos para diminuir essa "explosão demográfica" porque poderia causar um descontrole no mundo. Acusavam que esse crescimento ia acabar com os ecossistemas sem notar que era o padrão de consumo europeu que estava prejudicando a natureza. Os países desenvolvidos que eram/são responsáveis pela maior parte do consumo das riquezas naturais. 

O crescimento das tecnologias, por si só, faz o controle de natalidade. Com a modernização do campo e migração para cidade (em alguns países de forma correta - industrialização clássica - e de outros desordenada, como no Brasil o que causa problemas sociais) já diminuiu bastante a taxa de natalidade e crescimento vegetativo (cv) nos países (Cv = natalidade - mortalidade). 
Na década de 1970, no Brasil, a média de filho por mulher chegava a 8,6. Hoje não passa de 2,3. A melhoria no investimento da educação e ingresso da mulher no mercado de trabalho diminuiu bastante a taxa de natalidade.

Espero ter ajudado!
Anexos:

lauraraissa1234: perfeito
lauraraissa1234: muito obrigada
lauraraissa1234: farei meu trabalho perfeito
humoristaflor: nada ^^
Perguntas similares