• Matéria: Filosofia
  • Autor: princesaamor
  • Perguntado 8 anos atrás

A questão da ética na administração pública passa pela análise profunda sobre a cultura brasileira e os conflitos de interesses ligados a lógica do mercado capitalista e os interesses públicos e coletivos de todos os cidadãos. Segundo Assmann (2014) se a ética for utilizada como meio de obter mais lucros ou para obter vantagens pessoais e não como fim maior de nossas ações, todos os códigos de ética profissional ou o que se chama de responsabilidade social das empresas e do Estado estariam viciados por uma estratégia de colocar os interesses pessoais acima da coletividade. “Sendo assim, tanto a responsabilidade social como a ética profissional podem ser lidas como uma solução cínica para a falta de ética na sociedade atual.” (ASSMANN, 2014, p.140). Segundo ele, no Brasil, há uma incoerência no comportamento social que precisa ser combatida para almejarmos uma mudança cultural na postura ética dos cidadãos. “Se, como cidadão, aceitarmos sonegar impostos, ou descumprir as leis, como podemos continuar dizendo que toda a “culpa” pelos males sociais dependem apenas do setor público.” (ASSMANN, 2014, p. 147). Com base nestas afirmações e nas leituras do textos, responda a seguinte pergunta: O que devemos fazer para superar essas incoerências éticas no comportamento social e profissional? É possível mudar a cultura brasileira do “rouba, mas faz”? Justifique sua resposta.

Respostas

respondido por: winederrn
0
Olá!

A questão trata do tema ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O REFLEXO NA SOCIEDADE.

Com base nas afirmações do texto, é possível identificar o seguinte ponto de vista com relação aos aspectos éticos na Administração Pública brasileira:

A sociedade joga toda a carga da falta de responsabilidade ética para cima do poder público, o que na verdade parece irônico, pois ela acaba aceitando e sendo conivente (muitas das vezes) com situações de sonegação de impostos.

Quando um elemento político (representante do povo) pratica um ato de corrupção, ele está subtraindo o que é pertence ao povo. Infelizmente, para grande parte da população, essa prática tornou-se comum e aceitável, fato que muitos condenados por corrupção acabam voltando ao poder.

Esse é um exemplo da cultura "rouba, mas faz", que está presente na maioria dos municípios brasileiros. Muitos questionam se é possível acabar com essa cultura, uma vez que está enraizada na história do país.

Sim, é possível mudar este cenário de falta de Ética na Administração Pública. Primeiramente, o recomendável é que a sociedade mude a forma de pensar e passe a acreditar que o que está na lei é para ser cumprido

O brasileiro, no dia a dia, está acostumado com o "jeitinho brasileiro para tudo". Segue uma pergunta para a sua reflexão ética:

Como podemos reclamar dos políticos que nos governam se, diariamente, muitas pessoas furam fila, compram produtos piratas e apostam em jogos ilegais?

Espero ter contribuído.

Perguntas similares