• Matéria: História
  • Autor: thicomen4487
  • Perguntado 8 anos atrás

No mapa estão representados os estados onde houve terras tituladas de rem anescentes quilombolas no período de 1995 a 2007. Atualmente, as terras tituladas representam 6% das cerca de 3 mil comunidades que existem no Brasil. Essa política social considera a

a) regularização fundiária para o exercício de direitos e da cidadania, sem a desapropriação de áreas particulares.
b) atualização e o nivelamento do desenvolvimento econômico entre essas comunidades tradicionais e os grupos sociais urbanos.
c) demanda principal das comunidades remanescentes quilombolas, que é a luta pela terra, pois está relacionada à noção de identidade por parte dessa população.
d) valorização da terra, pois, para essas comunidades tradicionais, a natureza é fonte de bens materiais dotados de valor econômico.
e) necessidade de essas comunidades remanescentes quilombolas terem áreas de preservação permanente, já que a natureza é vista por elas como divindade.

Anexos:

Respostas

respondido por: Garcias29
4
Olá,


Reposta letra "C"

A demanda principal das comunidades quilombolas é o direito a permanecer na terra e perpetuar sua cultura e identidade. Essas comunidades são provenientes do período escravagista brasileiro e ganharam recentemente no Brasil o direito sobre a terra, fato que não ocorreu no  fim da escravidão no país.



Portanto, são comunidades que tem direito ao uso comum das suas terras, onde estabelecem regras de acordo as demandas de cada grupo. Tem em comum o fato de buscarem a perpetuação de suas tradições, cultura, língua e valores. 

Perguntas similares