(UFSCar-SP) Daqui a dois meses, amostras de liquens viajarão ao espaço para participar de uma experiência com a qual a Agência Espacial Europeia pretende verificar se organismos vivos podem viajar de um planeta a outro “a bordo” de meteoritos. Os liquens, selecionados por terem grande resistência, ficarão dentro de um dispositivo que simulará as condições de um meteorito em movimento. (O Estado de S. Paulo, julho 2007.)
a. Quais os organismos envolvidos na formação dos liquens?
b. Algumas experiências têm mostrado que, quando os organismos que compõem os liquens são separados, um tem melhor desempenho que o outro. Esses resultados têm levado ao questionamento da ideia de que os liquens são exemplos de mutualismo. Por quê?
Respostas
respondido por:
54
Olá, tudo bem?!
a) Os líquens são formados pela combinação de algas e fungos;
b) No mutualismo, os dois indivíduos são favorecidos. Entretanto, se ao se separarem, um apresenta-se melhor que o outro, essa condição é denominada epibiose. Um tem mais benefícios que o outro, mas o outro não sofre nenhum dano.
Ainda sobre o mutualismo, os líquens são beneficiados, pois as algas não possuem a umidade necessária para viver sobre rochas, algo que os fungos têm. Enquanto que os fungos não possuem matéria de origem orgânica necessária para sua sobrevivência nas rochas, algo que as algas têm.
Espero ter conseguido te ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudos!!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás