• Matéria: Geografia
  • Autor: dudaandrade2652
  • Perguntado 8 anos atrás

A Terceira Revolução Industrial [...] A partir desta segunda metade do século XX, o tempo que ocorria entre a descoberta cientifica e sua aplicação industrial foi drasticamente reduzido: o telefone precisou de 56 anos, enquanto os circuitos integrados da microeletrônica chegaram ao consumidor em apenas três anos. De fato, uma nova era estava surgindo. Tomando como base o ano de 1975, quando os circuitos integrados alcançaram o pico de 12 mil componentes, a revolução microeletrônica redesenhou os contornos de uma aceleração explosiva. Segundo a Lei de Moore (inspirada no engenheiro Gordon Moore que, em 1965, fez a previsão), a capacidade de um chip dobraria a cada ano. A tendência era que esse número duplicasse num perí­ odo curto, numa cadeia de transformações cumulativas que se alimentavam umas às outras. Mas a própria Lei de Moore foi superada por outra versão, elaborada em 1994, (...) que reduziu o mesmo tempo para poucos meses. O que significa que, desde 1975, passamos por algo equivalente a dez revoluções tecnológicas sucessivas no espaço de três décadas. Uma escala de mudança jamais vista na história da humanidade. Em curtíssimo espaço de tempo, redes de computadores, comunicações por satélite, cabos de fibra óptica e mecanismos eletrônicos de transferência de dados e informações em alta velocidade provocaram uma revolução nas comunicações a qual estamos ainda vivenciando. Hoje os avanços tecnológicos ocorrem tão depressa que já são noticiados diariamente.

Qual característica marcante da Terceira Revolução Industrial é destacada no texto?

Respostas

respondido por: makmorales
11
Olá!

A característica em destaque no texto é a velocidade cada vez mais rápida em que os avanços tecnológicos ocorrem. Pode-se observar, por exemplo, que o conhecimento tecnológico é sempre acumulado, o que proporciona a capacidade de criar novas alternativas e descobrir novas tecnologias de forma mais eficiente.

Podemos fazer um paralelo do mundo antes e depois do ano 2000. Compare a diferença nos computadores e aparelhos eletrônicos antes e depois da virada do século e você perceberá que atualmente o avanço tecnológico é constante.

A cada dia surgem novas tecnologias por meio de softwares, aplicativos e descobertas que proporcionam inovações que rapidamente são integradas na vida cotidiana. Basta analisar a recente migração dos computadores desktops para o uso de dispositivos móveis, principalmente os smartphones.

E é exatamente essa velocidade de avanço tecnológico que o texto enfatiza.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares