• Matéria: Geografia
  • Autor: Potterhead7283
  • Perguntado 8 anos atrás

As redes Embora o conceito de rede reúna, em único verbete, um universo de atividades e lugares, esse universo não tem nada de homogêneo. Primeiro, porque o espaço sobre o qual se instalam as redes é heterogêneo; segundo porque as redes, por si só, são heterogêneas; conforme ressalta Milton Santos. Citando H. Bakis: "(...] o espaço permanece diferenciado e esta é uma das razões pelas quais as redes que nele se instalam são igualmente heterogêneas". Portanto, embora as redes se aprofundem e se espraiem pelo planeta com o processo de globalização, eventuais processos homogeneizantes que elas carregam consigo, como verticalidades que se impõem aos lugares, são relativizados pelas horizontalidades, histórica e localmente edificadas. Redes podem ser, de um modo geral, condutoras de forças dispersoras (...) ou concentradoras (...]. A expansão dos hotéis de redes internacionais pelo Brasil é fruto, naturalmente, das condições favoráveis pelo territó­ rio nacional: estabilidade econômica, flexibilização dos processos de financiamento, mão de obra barata e um mercado de viagens em expansão. O reverso dessa moeda, todavia, é o impacto dessas redes sobre os lugares, o que inclui a absorção por elas de pequenos hotéis locais ou seus simples desaparecimentos pela falta de condições de competição... (...) O turismo tanto se apropria das redes nascidas de outras finalidades que não aquelas diretamente relacionadas ao atendimento de demandas emanadas de seu universo, como também é indutor da instalação, nos territórios, de novas redes. O resultado espacial, nos lugares, desse processo, é a justaposição de redes de origens, propósitos, naturezas e idades diferentes. Redes materiais, como é o caso de transportes e de hotéis, estão na base do desenvolvimento do turismo. Mas redes menos tangiveis, como é o caso das redes de informação e de comunicação, são igualmente fundamentais para que o turismo na sua forma maciça e organizada possa se realizar.

1. Quais impactos as grandes redes relacionadas ao turismo podem ocasionar aos lugares onde se instalam?
2. Segundo o texto, mesmo com as transformações provocadas por grandes redes, os lugares nunca se tornam homogê­
neos. Por quê?

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
2
Olá,

 1) O turismo é capaz de transformar lugares e pessoas para que possam ser atingidos da melhor forma. O turismo faz parte dos fluxos populacionais existentes no Brasil, este por vezes é motivado pela necessidade de conhecer novas paisagens, culturas e até mesmo climas diferentes.

 Aspectos positivos do turismo:

 -Melhoria nas condições de vida e econômicas do local: Sabe-se que diversas cidades vivem basicamente do turismo e esta atividade ajuda a desenvolver a melhoria de vida da população.

 - Ressalta a cultura local: Ás vezes o turismo é  motivo pelo conhecimento da cultura de uma determinada população, sendo assim a população reforça sua cultura para atender as demandas turísticas.

 - disseminação da cultura: Seja ela levada pelo turista ou aprendida por este. A troca de informações a cerca de diversas culturas é importante para a queda de preconceitos.

 Aspectos negativos:

- Lixos: Locais com praias vivem esta realidade sempre, onde há muito turismo as praias ficam muito sujas.

 - Mudança na rotina da população local: O trânsito causa muitos transtornos para a rotina da população;

2) O texto explica este fato neste trecho "o espaço permanece diferenciado e esta é uma das razões pelas quais as redes que nele se instalam são igualmente heterogêneas", ou seja o motivo é que os espaços em que estas redes se instalam já são heterogêneos, ou seja são diferentes possuem uma especificidade própria, intrínsecas em si mesmas, e as redes também possuem esta peculiaridade.
respondido por: hahahsbsbdbd
0

Resposta:

:

Explicação:

:

Perguntas similares