• Matéria: História
  • Autor: anabeatrizalcan818
  • Perguntado 8 anos atrás

(UEL/2014) No período da Baixa Idade Média, a cidade de Veneza foi progressivamente revi- ? gorada pelo comércio, o qual produziu insti- o tuições políticas autônomas, libertando-se do % poder papal. | Com base na influência político-econômica ° das cidades mercantis nesse período, conside-re as afirmativas a seguir.

I. Os senhores feudais detentores dos domí- nios aristocráticos atacaram o poder político das cidades nascentes, pois este os impedia de arrecadar os seus tributos e taxas.
II. As guildas e as corporações de ofícios inseri- * ram nos burgos a concorrência ao libertarem o comércio do monopólio e os trabalhadores de seus padrões rígidos de produção.
III. As rotas comerciais tornaram-se pontos de confluência de inúmeras culturas e credos, professados por diversos povos, entre os quais judeus, muçulmanos e chineses.
IV. Na Europa, as cidades de Veneza e Gênova eram consideradas portas de entrada de produtos muito valorizados, como especiarias e tecidos, advindos do Oriente.

Escolha a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Respostas

respondido por: Giuliane6
77
Olá!!! Bom Vamos lá!

A alternativa C é a alternativa correta.

Na Baixa Idade Média, entre os séculos XII ao XV, no contexto do Renascimento Comercial e Urbano surgiram muitas rotas de comércio, marítimo e terrestre, fazendo com que acontecesse  um intercâmbio cultural culminando no Renascimento Cultural dos séculos XIV, XV e XVI.

Neste cenário, tinha um comércio intenso entre a Europa que fornecia metais preciosos e tecidos (produzidos no Flandres) e o Oriente que exportava principalmente especiarias. As cidades italianas, Veneza e Gênova, eram o local de entrada destes produtos.

Espero ter ajudado em algo!
Perguntas similares