• Matéria: Sociologia
  • Autor: girlenepra
  • Perguntado 9 anos atrás

“Como todas as religiões são comparáveis, e como todas são espécies de um mesmo gênero, há necessariamente elementos essenciais que lhes são comuns (...). Na base de todos os sistemas de crença e de todos os cultos, deve necessariamente haver um certo número de representações fundamentais e de atitudes rituais que, apesar da diversidade de formas têm sempre a mesma significação objetiva e desempenham por toda parte as mesmas funções”. (Durkheim, Émile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins fontes, 1996)

Utilizando a teoria durkheiminiana sobre as religiões expressa no excerto acima para interpretar antropologicamente a tirinha acima, podemos afirmar que:

Escolha uma:
a. O autor afirma que todas as religiões são comparáveis porque possuem elementos em comum, já que são manifestações socioculturais do mesmo gênero, portanto, podemos comparar as religiões do quadrinho considerando uma como mais desenvolvida ou mais complexa que a outra.
b. O autor afirma que na base de todos os sistemas de crença e de todos os cultos há um certo número de representações e atitudes rituais fundamentais, portanto, devemos aceitar a ironia dos religiosos da direita em relação ao crente da esquerda como uma característica fundamental do cristianismo.
c. Fazendo um paralelo entre o culto ao símbolo da direita e ao símbolo da esquerda, podemos pensar, seguindo a leitura de Durkheim, que ambos acabam representando funções simbólicas e significativas muito semelhantes quando comparamos as duas religiões pensando nos elementos que lhes são comuns.
d. Fazendo um paralelo entre os agentes religiosos representados na direita e na esquerda, podemos dizer que acabam empreendendo a mesma postura social e cultural em relação ao outro que é diferente e, por esse motivo, podemos dizer que suas religiões possuem funções sociais semelhantes.

Respostas

respondido por: LeloMC
2
RESPOSTA CORRETA : C -. Fazendo um paralelo entre o culto ao símbolo da direita e ao símbolo da esquerda, podemos pensar, seguindo a leitura de Durkheim, que ambos acabam representando funções simbólicas e significativas muito semelhantes quando comparamos as duas religiões pensando nos elementos que lhes são comuns.
Perguntas similares