• Matéria: História
  • Autor: Xande112
  • Perguntado 8 anos atrás

No seculo xviii e xix havia uma identificação entre o povo e a burguesia motivada pelo desejo de liberdade, igualdade e fraternidade que se perdeu no decorrer das revolucoes que culminou com a separacao definiriva desses atores de 1848, quando a burguesia se entronizou no poder e negou os tres princípios iluministas ao povo. Podemos afirmar que a ideologia nacionalista foi utilizada pela burguesia para reaproxima-la das massas, ao traduzir os interesses burgueses como interesses da nação e assim obteve novamente o apoio do povo, agora crentes de defender os interesses nacionais?

Respostas

respondido por: ampulheta
0
Olá!

Sim, é possível afirmar que ao propor os interesses da nação enquanto povo, os burgueses revestidos dos princípios iluministas acabaram promovendo uma aproximação com as massas - o que foi fundamental para os primeiros momentos da Revolução, dadas as necessidades numéricas estratégicas.

Assim, crendo lutar pela pátria, os revolucionários acabaram se empenhando na busca da vitória, mesmo que, no fim, tenham atendido aos anseios da burguesia travestida de libertadora.

Abraços!
Perguntas similares