Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUAe muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um "Katrina financeiro" atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas. (HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boi tempo, 2011). Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à):a) superprodução de bens de consumo.b) colapso industrial de países asiáticos.c) interdependência do sistema econômico.d) isolamento político dos países desenvolvidos.e) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento.
Respostas
A resposta para a sua questão é a letra c:
.c) interdependência do sistema econômico.
Sabemos que as produções mundias se conectam de alguma form, seja no momento primário ou final. O capitalismo gera a necessidade de complementariedade, enquanto alguns países produzem equipamentos de base e agricultura, outros fabricam tecnologias avançadas.
Durante a crise da bolha imobiliária que estorou nos EUA, vários pequenos países foram impactados porque dependiam que esses países comprassem sua matéria prima, e da mesma forma não podem pagar valores altos nos produtos produzidos por eles. Desta forma, a interdependência do sistema econômico mundial fez com que vários países com economias diretamente relacionados aos EUA também sofressem com a bolha.
Resposta:
Opção C
Explicação:
Quatro resoluções (pra vcs entenderem melhor):
1-A crise financeira que começou no final de 2007 e se agravou em 2008, nos Estados Unidos, se deu após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, alimentada pela enorme expansão de crédito bancário e potencializada pelo uso de novos instrumentos financeiros. Essa mesma crise rapidamente se espalhou pelo mundo todo em poucos meses, demonstrando a interdependência entre os mercados que formam o sistema econômico.
2-O sistema financeiro internacional é completamente interligado. Podemos citar que os papeis dessas hipotecas americanas eram vendidos no mundo inteiro. Assim, uma crise de não pagamento abala direta e indiretamente todos os outros países do mundo. Isso ocorre devido à interdependência do sistema econômico atual. Por isso que a diminuição do PIB da China, a crise grega ou o aumento dos juros americanos potencialmente abalam o mundo inteiro.
3-O atual sistema financeiro mundial dispõe de um enorme instrumental informático que permite a realização do lucro de forma imediata e progressiva, por meio de diversas aplicações, conhecidas como derivativos. Assim, as movimentações financeiras, no caso as atividades imobiliárias dos EUA, contam com aplicações de capital pelo mundo todo, envolvendo as mais diversas instituições bancárias. Portanto, a crise deflagrada nos EUA pôde, quase que imediatamente, atingir o mundo todo.
4-O texto refere-se à crise econômica que teve seu ápice em 2008, com a crise imobiliária dos Estados Unidos. Em decorrência do processo de globalização, o sistema econômico mundial apresenta uma elevada interdependência. Dessa forma, uma crise em um país de tamanha importância econômica como os Estados Unidos, acaba por provocar uma crise em escala mundial em curto intervalo de tempo.