• Matéria: Biologia
  • Autor: LauraGiu1285
  • Perguntado 8 anos atrás

Caso uma hidra tenha uma parte do corpo arrancada, ela pode continuar vivendo, sem prejuízo de suas funções nervosas. Em animais mais complexos, a remoção de alguma parte do corpo geralmente ocasiona alterações no sistema nervoso. Como você explica isso?

Respostas

respondido por: giovannisantana03
8
Olá,

Como o próprio exercício diz, em animais mais complexos isso não seria possível, porque eles possuem certas estruturas mais elaboradas e complexas do que uma hidra ou um Cnidaria em geral. Quando ocorre a remoção de uma parte do corpo, o organismo se volta quase que exclusivamente para reparar e amenizar a situação e mesmo assim algumas células não serão repostas. 

Em relação ao dano no sistema nervoso, seria equivalente à falarmos que uma provedora de internet teve certo dano justo na fiação que vai até sua casa. Seria como se uma parte do todo foi perdida e este ponto não tem mais acesso ao servidor central. Porém como estamos falando de neurônios, eles são insubstituíveis e como disse antes, não existe a reposição, então o sistema nervoso perde a comunicação com a área removida.
Perguntas similares