• Matéria: História
  • Autor: Claricedelima6005
  • Perguntado 8 anos atrás

Em junho de 1917, aconteceu uma das m ais fam osas greves da cidade de São Paulo. Esse movimento mobilizou cerca de 30 m il trabalhadores dos setores têxtil e gráfico, sendo considerada a maior m anifestação social e política urbana da Prim eira República (1889-1930). O texto a seguir é parte de um m anifesto dirigido aos soldados durante a referida greve. Com base nele, responda às questões. Soldados! não deveis perseguir os vossos irmãos de miséria. Vós também sois da grande massa popular, e, se hoje vestis a farda, voltareis a ser amanhã os camponeses que cultivam a terra, ou os operários explorados nas fábricas e oficinas. A fome reina nos nossos lares e os nossos filhos nos pedem pão! Os perniciosos patrões contam, para sufocar as nossas reclamações, com as armas de que vos armaram, ó soldados! Essas armas eles vo-las deram para garantir o seu direito de esfomear o povo. [...] Sair escangaçado para a rua, baixando o facão e disparando tiros sobre um povo que se ergue, consciente, protestando contra a fome, é indigno e vil, e é a este papel que agora vos querem forçar os governantes. Resta à vossa consciência responder. O que ides fazer?1. Quais foram os argumentos usados para convencer os soldados a não reprim ir a greve?2. Quais eram as justificativas para a greve? Com pare-as com as justificativas atuais para greves de trabalhadores fabris e estabeleça sem elhanças e diferenças

Respostas

respondido por: Pefix
19
Boa Noite

1) Os argumentos utilizados era de ambos eram apenas "empregados" e que no dia seguinte eles podiam ser demitidos e iriam virar camponeses novamente, e com isso começariam a passar fome igual a eles. 

2) A justificativa para a greve era que muitas famílias estavam passando fome e a exploração , tanto no campo quantos nas fabricas e que os patroes ao invés de melhorar essas coisas só se preocupavam em comprar armas para a policia protege-los.
Perguntas similares