• Matéria: Português
  • Autor: souzalaryssa18owamlv
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia a seguir uma canção de Chico Buarque. ela desatinou.

Ela desatinou, viu chegar quarta feira acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando e ela ainda está sambando. Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias os dias sem sol raiando e ela ainda está sambando ela não vê que toda gente já está sofrendo normalmente. Toda a cidade anda esquecida, da falsa vida, da avenida. Onde ela desatinou, viu chegar quarta-feira. Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando. E ela ainda está sambando. Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias. Os dias sem sol raiando e ela ainda está sambando. Quem não inveja a infeliz, feliz. No seu mundo de cetim, assim debochando da dor, do pecado do tempo perdido, do jogo acabado.

1° na canção, infeliz não é utilizada como adjetivo, mais como palavra de outra classe gramatical. Que classe e essa? considerando-se esse fato, por qual processo de derivação ela passa?

Respostas

respondido por: JuarezJr
13
Olá.

"Quem não inveja a INFELIZ, feliz"

Perceba que "infeliz" está precedido por um determinante: o artigo definido -a.
Logo, essa palavra deixa de ser adjetivo e passa a ser SUBSTANTIVO.

O processo em que uma palavra muda de classe gramatical chama-se DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA.



Bons estudos!
respondido por: raffasiilveira
1

Derivação imprópria

Na canção "Ela desatinou", de Chico Buarque, a palavra "infeliz" está sendo precedida pelo artigo definido "a", ou seja, um determinante. Sendo assim, a palavra deixa de ser considerada como pertencendo a classe gramatical dos adjetivos e passa a ser tratada na frase como sendo  um substantivo.

Esse processo em que uma palavra passa representar uma classe gramatical diferente da usual se chama "derivação imprópria". Nessa condição, a palavra passa a apresentar um significado diferente em diferentes contextos.

Saiba mais sobre derivação imprópria em:

https://brainly.com.br/tarefa/26843226

Anexos:
Perguntas similares