As figuras abaixo representam a variação anual de temperatura e a quantidade de chuvas mensais em dado lugar, sendo chamados de climogramas. Neste tipo de gráfico, as temperaturas são representadas pelas linhas, e as chuvas pelas colunas. Leia e analise. A distribuição das chuvas no decorrer do ano, conforme mostrado nos gráficos, é um parâmetro importante na caracterização de um clima. A esse respeito podemos dizer que a afirmativa: (A) está errada, pois o que importa é o total pluviométrico anual. (B) está certa, pois, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade. (C) está errada, pois a distribuição das chuvas não tem nenhuma relação com a temperatura. (D) está certa, pois é o que vai definir as estações climáticas. (E) está certa, pois este é o parâmetro que define o clima de uma dada área.
Respostas
Alternativa:
(B) está certa, pois, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade.
Esta alternativa está correta, apesar de a precipitação da chuva não estar diretamente relacionada a temperatura, como mostrado nos históricos dos mapas, a relação entre a quantidade de chuva, temperatura e a umidade no ar é valida.
Espero ter ajudado!
Resposta:
B. correta, pois a distribuição das chuvas no decorrer do ano, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade.
Explicação:
Por meio dos climogramas é possível reconhecer as características do clima de uma região (se chove muito, se o lugar é árido, se faz calor o ano todo, se os invernos são muito frios, etc.). A distribuição das chuvas no decorrer do ano, juntamente com o total pluviométrico anual, são importantes variáveis na definição das condições de umidade, por isso, a afirmativa está correta. Porém, não são apenas esses fatores os responsáveis por controlar os climas, tampouco as estações climáticas. A temperatura, a vegetação, a maritimidade, a continentalidade, a altitude, a latitude e as massas de ar também contribuem, e muito, nessa questão.