A nalise as inform ações do texto e responda às questões. Chamavam lei de irmandade à que mandava que todos os moradores de cada cidade se ajudassem uns aos outros a lavrar, a semear, e a colher suas colheitas, e a lavrar suas casas, e outras coisas desta sorte, e o fizessem sem levar pagamento nenhum. [...] Tiveram lei sobre o gasto cotidiano, que lhes proibia o fausto com os vestidos ordinários, e as coisas preciosas, como o ouro e a prata, e as pedras finas; eliminava totalm ente o supérfluo dos banquetes e comidas; e mandava que duas ou três vezes ao mês comessem juntos os m oradores de cada cidade diante de seus curacas, e se exercitassem em jogos m ilitares ou populares para que se reconciliassem os ânim os e guardassem perpé tua paz, e para que os pastores e outros trabalhadores do campo se alentassem e regozijassem. A lei em favor dos que chamavam pobres, a qual mandava que os cegos, mudos e coxos, os entrevados, os velhos e velhas decrépitos, os enfermos de longa enferm idade, e outros impedidos que não podiam lavrar suas terras para vestir e comer por suas mãos e trabalho, os alimentassem dos depósitos públicos. Também tinha a lei que mandava que dos mesmos depósitos públicos provessem os hóspedes que recebessem, os estrangeiros, e peregrinos, e os caminhantes, para todos os quais tinham casas públicas, que chamam corpahuaci, que é a casa de hospedagem, onde lhes davam de graça e em abundância todo o necessário. Ademais disto, mandava a mesma lei que duas ou três vezes ao mês chamassem aos necessitados, que acima os citamos, aos banquetes e refeições públicas, para que com o regozijo comum aliviassem parte de sua miséria. Professor, as orientações e respostas referentes a esta seção estão no Manual do Professor Outra lei chamavam caseira; continha duas coisas: a primeira que ninguém ficasse ocioso; pelo que, como atrás dissemos, mesmo as crianças de cinco anos se ocupavam em coisas mui leves, conforme sua idade; os cegos, coxos e mudos, se não tinham outras enfermidades, também o faziam trabalhar em diversas coisas. A demais gente, enquanto tinha saúde, ocupava-se cada um em seu ofício e benefício, sendo entre eles coisa de muita infâmia e desonra castigar em público a alguém por ocioso. Além disto, mandava a mesma lei que os índios comessem e ceassem com as portas abertas, para que os ministros dos juizes pudessem entrar mais livremente a visitá-los. Porque havia certos juizes que tinham o encargo de visitar os templos, os lugares e edifícios públicos e as casas particulares: chamavam-se llactacamayu. Estes por si, ou por seus ministros, visitavam frequentemente as casas, para ver o cuidado e diligência que tanto o varão como a mulher tinham acerca de sua casa e família, e a obediência, solicitude e ocupação dos filhos.( LAVEGA. G arcilasode. 0 universo incaico. Sào Paulo: Educ. 1992. p. 94-96.)1- Qual é a im portância das leis descritas nesse relato?2. Com o se pode descrever a sociedade inca com base no texto?3. Há algum a lei no B ra s il se m e lh a n te às descrita s pelo autor? Se sim , quais?4. Na so cie d a d e inca. os d e fic ie n te s físico s podiam trabalhar. Como essa questão é tr a tada no B ra s il atu a l? Se necessário, busque info rm a çõ e s.
Respostas
1- Com base no texto as leis regiam sobre a
vida de toda a população Inca, desde os mais novos aos mias velhos. Essas leis
eram importantes para manter estruturado todo o império.
2- Era uma sociedade que as leis regiam a vida do povo,
todas as pessoas deveriam trabalhar para a prosperidade do império, visando
sempre a obediência a essa leis, para que nada saísse fora do lugar.
3- A lei que mais se assemelha é que os que não pudessem
trabalhar fossem alimentados pelos outros. Essa lei parece com a que temos
acerca das pessoas com necessidades especiais que recebem auxilio do governo.
4- Na sociedade inca os deficientes eram alimentados pelos
outros. No nosso país os deficientes recebem ajuda financeira do governo, temos
leis especificas para os que possuem necessidades especiais.