Q ual é a razão? Pensei mais de uma vez em todos os militantes que conheci ou entrevistei: no Talibã, nas pessoas que conheci no Paquistão, em Didar - o homem- -bomba de Suleimaniyah que gostava de futebol em Abu Mujahed em Bagdá, nos milicianos xiitas de Najaf, nos homens das prisões da Caxemira e de Kandahar, em todos os outros. Não havia nenhuma regra determinando por que os diversos argumentos da ideologia radical “islâmica” funcionaram com eles. O caminho que cada um seguira era diferente. Uns tinham buscado uma solução para o que consideravam injustiças sociais e econômicas; outros queriam vingança contra uma humilhação ou uma ofensa real ou imaginária; outros simplesmente queriam amizade, ou respeito próprio, ou aventura. Outros queriam combater o que viam como ocupação de sua terra natal. Alguns claramente tinham sido homens brutais, endurecidos pelo ódio e enfurecidos desde o início, pessoas que apenas gostavam do sentimento de poder proporcionado pelo prejuízo causado aos outros. Outros queriam apenas dem onstrar sua fé de maneira mais extrema possível. Alguns compreendiam que os seus atos eram parte de um programa político cuidadosamente articulado. A maioria acreditava que seriam elogiados como herói em suas comunidades. Poucos não se importavam com o que poderíam pensar seus semelhantes. Por um longo tempo tentei descobrir alguma espécie de teoria geral que desvendasse o segredo da “militância islâmica”, e subitamente me dei conta de que era impossível fazer isso. Não havia uma resposta única. Na verdade, o ponto exatamente era não haver uma resposta única.1. Segundo o autor, há como definira militância islâm ica com exatidão? Por quê?2. No que diz respeito ao ingresso das pessoas na luta pela causa islâm ica, qual das razões apresentadas no texto você considera m ais relevante? Explique.3. Há indícios de luta pela liberdade nessa m ilitância? Justifique sua resposta.
Respostas
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Questão 1:
Segundo o autor, não há como definir a militância islâmica com exatidão. Isso ocorre pelo fato de que os motivos e ideologias que levam indivíduos a se juntarem ao grupo são muito diversos, criando uma massa heterogênea.
Questão 2:
Primeiramente considero o fato de eles utilizarem o movimento como uma forma de se opor a injustiças sociais e econômicas, por se tratar de uma questão crítica sob diversos pontos de vista, especialmente nas regiões onde a maioria deles se encontra. Por motivo semelhante, considero relevante a questão da ocupação de sua terra natal.
Questão 3:
Os indícios não sustentam a ideia de uma luta por liberdade. Em primeiro lugar, não há clareza sobre os objetivos do movimento. Além disso, as próprias razões que levam indivíduos a se filiarem não demonstram um discurso coerente ou alinhado no sentido de buscar qualquer forma de liberdade.
Segundo o autor, não há como definir a militância islâmica com exatidão. Isso ocorre pelo fato de que os motivos e ideologias que levam indivíduos a se juntarem ao grupo são muito diversos, criando uma massa heterogênea.
Questão 2:
Primeiramente considero o fato de eles utilizarem o movimento como uma forma de se opor a injustiças sociais e econômicas, por se tratar de uma questão crítica sob diversos pontos de vista, especialmente nas regiões onde a maioria deles se encontra. Por motivo semelhante, considero relevante a questão da ocupação de sua terra natal.
Questão 3:
Os indícios não sustentam a ideia de uma luta por liberdade. Em primeiro lugar, não há clareza sobre os objetivos do movimento. Além disso, as próprias razões que levam indivíduos a se filiarem não demonstram um discurso coerente ou alinhado no sentido de buscar qualquer forma de liberdade.
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