Respostas
Patologia que pode ter origens multifatoriais, a parada cardiorrespiratória é a parada dos movimentos cardíacos simultaneamente com a parada do fluxo respiratório.
Dentre as possíveis causas estão o acidentes que causam traumas, infecções graves, obstruções da circulação sanguínea, doença pré existente relacionada às funções cardiovasculares, entre outros.
O diagnóstico pode ser feito imediatamente pois possui sintomatologia bastante evidente, tais como: dor aguda na região do peito, baixa oxigenação, sudorese, taquicardia, tendência à sincopes, e dificuldade para enxergar. O pulso fica fraco e sua ausência pode significar parada total da atividade do coração.
Durante a parada cardiorrespiratória a vitima terá afetados um ou mais dos 4 ritmos cardíacos, sendo eles a FV- fibrilação ventricular; a TVSP- taquicardia ventricular sem pulso; a AESP- atividade elétrica sem pulso e a A- assistolia, que é a ausência completa de pulsação.
O que fazer ao se deparar com uma vítima de parada cardiorrespiratória?
• Reconheça a situação – alteração no pulso/ alteração na respiração
• Inicie a PCR – manobras que possibilitam a ressuscitação cardiorrespiratória, que consiste em realizar aproximadamente 30 compressões na região do tórax a cada duas respirações boca a boca, o que deve ser feito com força suficiente para alcançar uma profundidade de 5cm.