• Matéria: Biologia
  • Autor: Viivin6452
  • Perguntado 8 anos atrás

Novos testes revelam como cada pessoa reage a medicações contra doenças como câncer, depressão e Aids e tornam o tratamento mais personalizado. Recentemente, ficou claro o poder da genética nesse processo. Entre outros achados, a ciência descobriu que variações genéticas presentes em um único gene — CYP2D6 — interferem no metabolismo de 25% dos medicamentos disponíveis. A identificação dos fatores que influenciam a atuação das drogas e o uso dos conhecimentos para fazer com que a escolha dos remédios seja cada vez mais acertada é o objeto da farmacogenética. Testes que apontam como cada indivíduo reage a uma determinada medicação acabam de chegar ao Brasil. Um deles mostra 28 alterações nos genes CYP2D6 e CYP2C19, que metabolizam determinados fármacos, como os apresentados a seguir: Conhecimentos das Ciências Naturais associados às informações do texto permitem afirmar: (01) O poder do genoma na resposta de uma pessoa às medicações deve ser associado a singularidade genética de cada indivíduo da espécie humana. (02) Variações genéticas, como as detectadas no gene CYP2D6, resultam de alterações na sequência nucleotídica, com reflexos na proteína por ela codificada. (04) Tratamentos personalizados confirmam o princípio de que o fenótipo de um indivíduo é a expressão absoluta do seu genótipo. (08) O aumento linear transversal de uma amostra de células anômalas, observada através da ocular de um microscópio óptico, independe do aumento linear transversal da objetiva do microscópio. (16) O tratamento radioterápico de câncer por raios y emprega radiação de comprimento de onda menor que a dos raios X. (32) As duas substâncias representadas evidenciam o grupo funcional das amidas e núcleos benzênicos na cadeia carbônica. (64) O diazepan apresenta o grupo funcional das cetonas e um radical benzila na estrutura molecular.

Anexos:

Respostas

respondido por: biamorais
1
Boa tarde.

01) Verdadeiro. Cada pessoa apresenta uma sequência de DNA única, eque determina todas as suas características, e mudando a posição de apenas uma das bases, já há toda uma modificação que pode acabar indicando uma característica diferente, que pode determinar a tolerância de uma pessoa a um medicação.

02) Verdadeiro. Como já foi explicado acima, cada pessoa tem uma sequência única, que leva à determinação de uma característca, esta  que poe ter efeito sobre a resposta da pessoa a fármacos.

04) Incorreta. Pois a existência desses tratamentos indicam exatamente o contrário, que o fenótipo (a aparência externa) na verdade pode não indicar o que está no genótipo.Além disso, o fenótipo é resultado da interação entre o genótipo e o meio onde a pessoa vive.

08) Incorreta. O aumento linear transversal se trata do aumento da imagem de acordo com a distância do objeto da lente. Por se tratarem de lentes conjugadas, uma alteração na imagem da objetiva irá alterar como isso será visto pela ocular, portanto há sim dependência.

16) Verdadeiro.

32) Verdadeiro. O grupo amida trata-se de compostos derivados de ácido carboxílico em que a hidroxila (-OH) foi substituída por um radical -NH₂. Está presente em ambas as substâncias. O mesmo ocorre com o anel benzênico.

64) Incorreta. Não há radical cetona, que se trata da ligação de um carbono secundário ligado duplamente a uma molécula de oxigênio.

SOMA: 01 + 02 + 16 + 32 = 51

Espero ter ajudado^^

Perguntas similares