• Matéria: Física
  • Autor: marianap05
  • Perguntado 8 anos atrás

Como calcular o valor da menor divisão de uma escala em um dinamómetro?

Respostas

respondido por: andre19santos
93
A menor divisão em uma escala corresponde à precisão do equipamento. Por exemplo, uma régua comum de 30 cm de comprimento, onde 30cm é o fundo de escala (valor máximo do equipamento) e para cada centímetro, há 10 divisões, então na régua toda, temos 300 divisões.

A precisão desta régua pode ser calculada dividindo o fundo de escala pela quantidade de divisões. Neste caso: 30cm/300 = 0,1 cm, ou 1 mm. Então a precisão da régua é de 1mm.

Suponha um dinamômetro de fundo de escala 10N com 50 divisões. A precisão deste equipamento é de 0,2N ou 200mN.
respondido por: bryanavs
2

A menor divisão irá depender da precisão do equipamento em si.

Vamos aos dados/resoluções:  

O Dinamômetro é conhecido como um aparelho que consegue determinar a dinamometria (rpm) e dessa forma, o binário que acaba produzindo através de um motor. Além de que ele consegue projetar o comportamento (indiferente se for carga alargada ou tensão por deformação), deslocamento de ar, mola e etc.  

Dessa forma, a menor divisão que poderia ocorrer iria depender do seu referencial, que aqui seria a precisão porque quando possuímos uma régua medindo 60 cm e em cada cm possuí cerca de 10 divisões, então teremos 600 divisões.

Onde ela consegue ser avaliada com precisão de 1mm (porque 60cm / 600 = 0,1 cm ~ 1 mm) e baseando em um dinamômetro tenha um fundo de escala 10N com 50 divisões, então a precisão do mesmo será 0,2N ou 200 mN.

Para saber mais sobre o assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/33605619

Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)

Anexos:
Perguntas similares