• Matéria: Química
  • Autor: isabelasilverio6894
  • Perguntado 8 anos atrás

Os dados da tabela apresentam a composição elementar média de um humano adulto com 70 kg, considerando apenas os cinco elementos que estão presentes com mais de 1 kg. Com base nos dados apresentados, pode-se concluir: (A) o número de átomos de N no corpo de um adulto corresponde a 30% do número de átomos de H. (B) H é o elemento que, isoladamente, contribui com o maior número de átomos. (C) por ter maior massa molar, o elemento cálcio é o mais abundante no corpo humano. (D) não é possível saber qual elemento é o mais abundante no corpo humano, pois todos formam moléculas. (E) os átomos do elemento C, presentes no corpo humano, são diferentes daqueles átomos do elemento C que formam o CO2.

Anexos:

Respostas

respondido por: camilafortes13
3
Olá! 

ALTERNATIVA CORRETA LETRA B.

RESOLUÇÃO: 

Isso se da porque o número de mols é proporcional a massa molar. 

Formula: n =  \frac{m}{MM}

Onde o hidrogênio é o elemento que tem menor massa (apenas 1 g/mol⁻¹).

Quando aplicado dentro da fórmula será o hidrogênio que apresentará o maior número de átomos (que será proporcional ao número de mols). 

Obs: maior massa não significa ser mais abundante, sua abundância se dá através do número de moléculas independe da massa isolada de cada elemento. Por exemplo, como é demonstrado na letra C, o Cálcio é o quem tem maior massa molar dentre todos os compostos que foram citados, porém dentro do corpo ele está presente em menor quantidade em cada g de massa corpórea, fazendo com que ele seja menos abundante que o Hidrogênio, por exemplo que apesar de sua massa ser a menor há mais moléculas dele na massa corpórea. 

Espero ter ajudado!
respondido por: Anônimo
0
Resposta: alternativa B)
Perguntas similares