1)Como você percebeu em nossos estudos, as espécies seguem uma linha de evolução e há uma maneira internalizar uma possível assistir realidade comum entre elas : por meio de um cladograma pronto para nossa atividade prática , é importante você ter o conhecimento desse termo e de outros relacionados, portanto realize uma pesquisa e defina:
a)cladograma:
b)seleçao natural:
2)pesquise, em livros ou na internet , e responda: Qual é a relação entre Darwin e os tentilhões da Ilha Galápagos ?
e pra hoje respondam por favor!!
Respostas
Explicação:
R: 1) A
2)
Nas Ilhas Galápagos que se encontram no Oceano Pacífico, perto do equador, existe uma variedade de tentilhões que têm bicos que variam de forma e de tamanho. Aparentemente, os tentilhões colonizaram as Ilhas a partir da continente da América do Sul, e posteriormente divergiram em relação à sua forma. A distância entre as ilhas significa que os tentilhões que se encontravam nas variadas ilhas não se poderiam cruzar entre si, e devido a isso, as populações das diferentes ilhas tenderam a tornarem-se distintas.
As diferentes populações tornaram-se também especializadas para distintas fontes alimentares, existindo áves com bicos estreitos e afiados a comer insectos, ao mesmo tempo que existem áves com bicos largos e robustos a alimentarem-se de nozes. Darwin colectou alguns destes tentilhões quando visitou as Ilhas Galápagos, e é dito com frequência que os tentilhões foram a chave para o desenvolvimento da sua teoria da evolução. Em muitos livros escolares, eles são usados como evidência em favor da sua teoria.
Será que os tentilhões foram importantes para Darwin na formulação da sua teoria?
As crianças em idade escolar são frequentemente ensinadas que os tentilhões das Ilhas Galápagos foram muito importantes ao ajudarem Darwin a formular a sua teoria da evolução. Por exemplo, o “GCSE Bitesize Revision Biology: Variation and inheritance states” da BBC diz:
Enquanto estudava a vida selvagem nas Ilhas Galápagos, [Darwin] reparou que os tentilhões das Galápagos exibiam variações consideráveis – por exemplo, na forma e no tamanho dos bicos – de ilha para ilha. Darwin deduziu que estas distinções faziam com que os tentilhões ficassem melhor adaptados para se aproveitarem da comida no seu ambiente particular – bicos afiados e finos prevalecendo onde a principal fonte de alimento das áves eram insectos e larvas, e bicos maiores e com a forma de garras onde a dieta consistia de frutos e nozes. Em cada uma das localizações, a população de tentilhões tinha de alguma forma desenvolvido bicos que se ajustavam ao seu meio ambiente particular.
Darwin concluiu que em cada local, um ou mais tentilhões haviam obtido por acaso, através de mutações aleatórias, um bico com a forma que melhor se ajustava às fontes de alimento que existiam nesse local. Estes indivíduos passaram a ter, então, uma vantagem competitiva sobre os seus parceiros tentilhões, permitindo que eles crescessem e se reproduzissem com mais sucesso, passando os seus bicos especializados às gerações sucessivas – até que eventualmente a característica se espalhou por toda a população de tentilhões dessa ilha.
A BBC está errada em muitas das coisas que diz aqui. Quando Darwin se encontrava nas Ilhas Galápagos, ele não reparou que as diferentes ilhas tinham tipos de tentilhões distintos, e nem se apercebeu que os tentilhões tinham um grau de parentesco próximo apesar das diferenças nos seus bicos. Ele não associou os tipos distintos de bicos com os tipos distintos de dieta alimentar.
Resposta:
Darwin, observando os diferentes bicos destes pássaros, relacionou a morfologia com o hábito alimentar dos mesmos, ou seja, a adaptação desta espécie em obter o alimento.
Explicação: