• Matéria: História
  • Autor: rebecanovaes4177
  • Perguntado 8 anos atrás

A respeito do período da história política do Brasil que se estendeu de 1951 a 1954, quando Getúlio Vargas exerceu a presidência da República, pode-se afirmar que (A) a inflação atingiu índices mínimos, o que garantiu o apoio dos empresários e da classe média ao governo, assim como o fim das greves. (B) o grande partido político, a União Democrática Nacional (UDN), sustentou a política de desenvolvimento econômico implementada pelo governo. (C) o governo aboliu a legislação trabalhista criada e aplicada pela ditadura varguista durante o Estado Novo. (D) o Alto Comando das Forças Armadas, em particular da Força Aérea, manteve-se neutro face às disputas que levaram ao suicídio de Vargas. (E) foi aprovado no Congresso o projeto de criação da Petro- brás, empresa estatal, embora fosse permitida a algumas empresas estrangeiras a distribuição dos derivados do petróleo.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
33

A é falsa, os empresários viam Vargas como uma ameaça aos seus interesses, já que Vargas defendia os interesses dos trabalhadores.

B é falsa, a UDN era crítica e opositora de Vargas.

C é falsa, tendo criado leis que sofisticavam esta legislação, não a tendo abolido.

D é falsa, o Alto Comando das Forças Armadas estava profundamente implicado nas críticas contra Vargas (tendo sido responsável pelo golpe que o retirou do poder da primeira vez).

E é verdadeira, sendo a Petrobrás uma conquista do movimento "O petróleo é nosso".

Perguntas similares