• Matéria: História
  • Autor: marcelamicaele997
  • Perguntado 8 anos atrás

Entre as características da sociedade da região das Minas Gerais no período da extração de ouro, no século XVIII, podemos citar: (A) maior mobilidade social que no restante da colônia. (B) pequeno desenvolvimento artístico e ausência de estímulo à produção cultural. (C) predomínio do meio rural sobre o urbano, como no restante da colônia. (D) comércio interno restrito e ausência de setores sociais intermediários. (E) menor presença de irmandades religiosas que no restante da colônia.

Respostas

respondido por: maarigibson
89
Olá, tudo bem?

A alternativa correta é a A.

Embora a região de Minas Gerais também fosse escravagista, como o restante do Brasil colônia na época, o critério de ascensão social era baseado no ouro, e não na hereditariedade das terras. Por isso era o local onde haviam mais oportunidades de enriquecimento, já que dependia somente do ouro e não de possuir grandes propriedades de terra. O desenvolvimento artístico, cultural e presença da Igreja Católica foi o mesmo dos outros territórios, o que torna as outras alternativas falsas.

Espero ter ajudado!
respondido por: juscelino765
13

Resposta:

Resposta correta: letra A

Explicação:

A alternativa “a”, portanto, encontra-se correta. Isto porque, ao contrário da sociedade açucareira, a sociedade mineradora permitia que ocorressem casos de ascensão social. A atividade mineradora exigia menores investimentos em equipamentos do que a atividade açucareira, o que possibilitava que qualquer pessoa ficasse rica com a extração de ouro e diamante. Contudo, apesar dessa possibilidade de ascensão social, a concentração de riqueza também aconteceu na sociedade mineradora, dado que a grande parte das lavras importantes pertencia aos ricos senhores, que também dominavam outros negócios na região, principalmente o comércio.

Perguntas similares