• Matéria: Geografia
  • Autor: francieleekeli3785
  • Perguntado 8 anos atrás

(Candido Portinari.Café,1934.) O quadro de Portinari representa um ciclo econômico que, em fins de 1929, entra em crise. Tem início no Rio de Janeiro, principalmente nas regiões mais elevadas, onde o arbusto encontrou características ideais para cultivo, como solo e clima. No início do século XIX, essa lavoura foi expandida para o oeste do Rio de Janeiro, quando entra na região do (A) vale do rio Tietê. Com mão de obra de emigrantes, capital vindo do exterior e mercado interno consumidor, o café, no ano de 1805, vem a ocupar o primeiro lugar na pauta de exportação brasileira. (B) vale do rio São Francisco. Com mão de obra escrava, capital provindo da mineração e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o quarto lugar na pauta de exportação brasileira. (C) vale do rio Paraíba do Sul, regiões fluminense e paulista. Com mão de obra escrava, capital e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o terceiro lugar na pauta de exportação brasileira. (D) vale do rio Paraná. Com mão de obra escrava de difícil acesso, capital em declínio e redução do mercado consumidor, o café, na década de 1890, perde lugar no espaço agrícola para o cultivo do algodão e da borracha. (E) vale do rio Grande, pelas encostas da serra da Mantiqueira. Com mão de obra mineira, empréstimo de capital local e mercado consumidor, o café se expande para a região de Ribeirão Preto, o que possibilitou um grande desenvolvimento para o oeste do estado de São Paulo.

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
20
Olá.


Conforme o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra C.

Isto pode ser afirmado porque, ainda no começo do século XIX, a plantação do café foi realizada de forma rápida, principalmente para as regiões com o Vale do Paraíba Fluminense, bem como para a região paulista.

Desta forma, a produção do café cresceu em níveis surpreendentes, tanto que ainda na década de 1820, o produto foi apresentado como sendo o terceiro que era mais exportado pelo Brasil. 
Mais tarde, em alguns anos depois, conseguiu chegar no topo de produto mais exportado, que ocorreu não muito tempo, ainda na década de 30.
Espero ter ajudado!
respondido por: justforthebois123
2

Resposta:

c) vale do rio Paraíba do Sul, regiões fluminense e paulista. Com mão de obra escrava, capital e mercado externo consumidor, o café, na década de 1820, vem a ocupar o terceiro lugar na pauta de exportação brasileira.

Explicação:

(geekie)

O café chegou ao Brasil inicialmente pela Capitania do Pará, na primeira metade do século XVIII. Mas somente no início do XIX, quando da vinda da Corte lusitana para o Rio de Janeiro, uma produção voltada para exportação começou a se desenvolver nas cercanias da capital. Buscando solos, a expansão da lavoura adentrou pelas fazendas do Vale do Paraíba em direção a terras paulistas. Foi nessa época que a cidade de Vassouras se destacou como grande centro de negócios do café. Já em São Paulo, a cafeicultura seguiu para o interior da província, o chamado oeste paulista, tomando praticamente toda a região até Ribeirão Preto, que, no século XX, também recebeu a alcunha de capital do café.

Anexos:
Perguntas similares