• Matéria: História
  • Autor: maiconmadruga3509
  • Perguntado 8 anos atrás

Os caminhões rodando, as carroças rodando, Rápidas as ruas se desenrolando, Rumor surdo e rouco, estrépitos, estalidos... E o largo coro de ouro das sacas de café!... Na confluência o grito inglês da São Paulo Railway... Mas as ventaneiras da desilusão! a baixa do café!... (Mário de Andrade. Paisagem n° 4. Poesias completas, 1987.) O poema de Mário de Andrade, escrito em 1922, revela características da cidade de São Paulo na época. Entre elas, podemos citar (A) o desinteresse dos cafeicultores em controlar o preço do café no mercado internacional. (B) o limitado crescimento econômico, que eliminou o peso e a influência da capital paulista nas decisões do governo federal. (C) a harmonização social, após o período de revoltas sociais do início da República. (D) a hegemonia do capital estrangeiro, que impedia o crescimento da burguesia nacional. (E) a persistência de aspectos tradicionais durante o processo de modernização e reurbanização.

Respostas

respondido por: makmorales
9
Olá,

Alternativa correta: Ea persistência de aspectos tradicionais durante o processo de modernização e reurbanização.

Apesar das modernizações e reurbanizações, a cidade de São Paulo manteve suas peculiaridades e tradições, ao menos durante o período retratado pela obra de Mário de Andrade.

Ainda que com a modernização surgissem automóveis, caminhões e estruturas novas, ainda era possível presenciar os sons do trote de cavalos e os ruídos das rodas das carroças em contato com as novas ruas.

Esse aspecto de modernidade e tradicionalidade faziam uma combinação apreciada pelo poeta, e por isso foi retratado dessa forma no poema que acabamos de visualizar. Certos aspectos tradicionais tendem a se manter, ainda que haja revitalizações e novas tecnologias no mercado.

E esse exemplo nos deixa perfeitamente claro como isso ocorre na prática.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares