• Matéria: Química
  • Autor: lindogabrieldac5465
  • Perguntado 8 anos atrás

O estrôncio, por apresentar comportamento químico semelhante ao do cálcio, pode substituir este nos dentes e nos ossos dos seres humanos. No caso do isótopo Sr-90, radioativo, essa substituição pode ser prejudicial à saúde. Considere os números atômicos do Sr = 38 e do Ca = 20. É correto afirmar que a semelhança de comportamento químico entre o cálcio e o estrôncio ocorre porque (A) apresentam aproximadamente o mesmo raio atômico e, por isso, podem ser facilmente intercambiáveis na formação de compostos. (B) apresentam o mesmo número de elétrons e, por isso, podem ser facilmente intercambiáveis na formação de compostos. (C) ocupam o mesmo grupo da Classificação Periódica, logo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência e formam cátions com a mesma carga. (D) estão localizados no mesmo período da Classificação Periódica. (E) são dois metais representativos e, por isso, apresentam as mesmas propriedades químicas.

Respostas

respondido por: camilafortes13
108
Olá!! 

O estrôncio é um metal alcalino terroso e pertence ao grupo/família 2A dentro da tabela periódica. 
O Cálcio é um metal alcalino terroso e pertence ao grupo/família 2A na tabela periódica. 

Portanto, tanto o estrôncio como o cálcio pertencem a mesma família na tabela periódica, ou seja, significa que eles possuem a mesma quantidade de elétrons na camada de valência, e assim eles apresentam propriedades químicas semelhantes entre si, exatamente por conta da sua distribuição eletrônica, como exemplo a formação de cátions bivalentes.

Espero ter ajudado! 
respondido por: Filipetiago2006
3

Resposta:

Letra C

Explicação:

Pois tanto o estrôncio quanto o cálcio são metais alcalino-terrosos, além de serem da mesma família (2a), apresentando o mesmo número de elétrons.

Perguntas similares