• Matéria: Filosofia
  • Autor: lilicandy6166
  • Perguntado 8 anos atrás

Para o teórico Boaventura de Sousa Santos, o direito se submeteu à racionalidade cognitivo-instrumental da ciência moderna e tornou-se ele próprio científico. Existe a necessidade de repensarmos os direitos humanos. Boaventura nos instiga a pensar que eles possuem um caráter racional e regulador da vida humana. Esses direitos não colaboram para eliminar as assimetrias políticas, culturais, sociais e econômicas existentes, especialmente nos países periféricos. Os direitos humanos, num plano universalista e aberto a todos, não modificam as estruturas desiguais, mas ratificam a ordenação normativa para comandar uma sociedade. (Adriano São João e João Henrique da Silva. “A historicidade dos direitos humanos”. Filosofia, ciência e vida, dezembro de 2014. Adaptado.) De acordo com o texto, os direitos humanos são passíveis de crítica porque (A) desempenham um papel meramente formal de proteção da vida. (B) inexistem padrões universalistas aplicáveis à totalidade da humanidade. (C) são incompatíveis com os valores culturais de nações não ocidentais. (D) sua estrutura normativa carece de racionalidade e de cientificidade. (E) são destituídos de uma visão religiosa e espiritualista de mundo.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
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Olá,

  A  resposta é a letra A:

 (A) desempenham um papel meramente formal de proteção da vida. 

 Os direitos humanos são ideais para que a humanidade tenha algo para dizer que é seu por direito, mas eles são apenas formais. Todo ser humano tem direito a moradia, comida e trabalho, mas grande parte do mundo está com fome ou desempregada ou não possuem uma casa para morar, ou seja a pratica dos direitos humanos são praticamente inexistentes.

  A crítica que o autor faz, nos leva a pensar o que tem mudado com as regulações dos direitos humanos, o direito a vida enquanto as disparidades sociais somente aumentam.
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