A fotografia mostra um avião bombardeiro norte-americano B52 despejando bombas sobre determinada cidade no Vietnã do Norte, em dezembro de 1972. Durante essa operação, o avião bombardeiro sobrevoou, horizontalmente e com velocidade vetorial constante, a região atacada, enquanto abandonava as bombas que, na fotografia tirada de outro avião em repouso em relação ao bombardeiro, aparecem alinhadas verticalmente sob ele, durante a queda. Desprezando a resistência do ar e a atuação de forças horizontais sobre as bombas, é correto afirmar que: (A) no referencial em repouso sobre a superfície da Terra, cada bomba percorreu uma trajetória parabólica diferente. (B) no referencial em repouso sobre a superfície da Terra, as bombas estavam em movimento retilíneo acelerado. (C) no referencial do avião bombardeiro, a trajetória de cada bomba é representada por um arco de parábola. (D) enquanto caíam, as bombas estavam todas em repouso, uma em relação às outras. (E) as bombas atingiram um mesmo ponto sobre a superfície da Terra, uma vez que caíram verticalmente.
Anexos:
Respostas
respondido por:
62
As bombas possuem velocidade vertical e horizontal, portanto formam trajetórias parabólicas, porém como cada bomba é lançada de um ponto diferente, cada bomba possui uma trajetória diferente no referencial em repouso da Terra.Resposta: letra A.
respondido por:
74
Quando se despreza a resistência do ar e a atuação de forças horizontas sobre as bombas podemos afirmar que (A) no referencial em repouso sobre a superfície da Terra, cada bomba percorreu uma trajetória parabólica diferente.
Cada bomba a ser arremessada atrai uma velocidade vertical e horizontal causando uma trajetória parabólica. Sendo influenciado pela gravidade, só com a ideia de um corpo em queda livre.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás