5) Dentro da ideologia criada no período militar (1964-1985), especificamente, no sistema de ensino nacional, constavam os ideais de defesa da pátria e do labor do Estado em manter a paz contra a ameaça comunista que fazia-se presente no mundo ocidental. Assim, podemos dizer que um dos instrumentos de exaltação do nacionalismo aplicado nas escolas por decreto lei, foi
Respostas
Buscando legitimar as suas ideias diante dos estudantes e da sociedade em geral, o governo militar (1964 – 1985) instituiu a disciplina escolar “Educação Moral e Cívica”.
Tal disciplina foi implantada através do Decreto-lei 869, de 12 de setembro de 1969, que determinava a obrigatoriedade de oferta por parte das escolas, e de frequência por parte dos alunos.
Além de legitimar o poder militar ditatorial instituído na época, a disciplina de Educação Moral e Cívica tinha a finalidade de formar o “bom cidadão”, cumpridor de seus deveres; e o “caminho” encontrado para isso foi envolver a população na perspectiva ilusória de que o Brasil não vivia em uma ditadura, mas sim em Estado Democrático.
Em 1993, por meio da lei nº 8.663, a Educação Moral e Cívica deixou de fazer parte do currículo escolar do sistema de ensino brasileiro.
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
A obrigatoriedade de cantar o hino nacional.
Explicação:
De acordo o capítulo 5º da Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, passou a ser obrigatório nas escolas públicas e privadas o hino nacional.