• Matéria: Geografia
  • Autor: locorujnha3988
  • Perguntado 8 anos atrás

Apesar de ser estratégica para a integração sul-americana, a Faixa de Fronteira configura-se como uma região pouco desenvolvida economicamente, historicamente abandonada pelo Estado, marcada pela dificuldade de acesso a bens e serviços públicos, pela falta de coesão social, pela inobservância de cidadania e por problemas peculiares às regiões fronteiriças. (Ministério da Integração Nacional. Faixa de fronteira, 2009. Adaptado.) Sob o ponto de vista do território brasileiro, configuram exemplos de problemas peculiares às regiões fronteiriças (A) a captação de recursos por instituições financeiras internacionais e a evasão de divisas. (B) a ausência de tributação legal e a desarticulação político- -institucional dos municípios. (C) a formação de economias de subsistência e a organização de movimentos separatistas. (D) a entrada de produtos ilícitos e a saída de recursos naturais explorados ilegalmente. (E) a livre atividade de grileiros e a comercialização de títulos de propriedade para terras devolutas.

Respostas

respondido por: winederrn
25
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

O Brasil é um país que tem uma das maiores áreas de fronteira do mundo. Neste contexto, quanto maior o território, mais complicado é para o país fazer a vigilância e proteger a soberania nacional.

Como é de costume, vimos notícias dizendo que Polícia Federal apreendeu determinada quantidade de entorpecentes (drogas como maconha, cocaína, outras). O problema da entrada de drogas e armas pela fronteira do país é bem antigo, mas não há investimentos significativos (por parte do governo federal) para conter os criminosos as suas investidas.

Diante disto, a alternativa correta é a letra "D".

Espero ter contribuído.
Perguntas similares