• Matéria: Filosofia
  • Autor: Lainy
  • Perguntado 8 anos atrás

Acredita-se que Platão tenha escrito cerca 36 obras, das quais destacamos “A república”, onde se encontra uma das mais famosas passagens da literatura filosófica do mundo ocidental: A alegoria da caverna, ou como ficou mais conhecido “o mito da caverna”, apresenta, exceto:
Escolha uma:
a. Que todos nós homens deveríamos nos esforçar para alcançarmos as ideias puras e essenciais de todas as coisas que vemos, ouvimos, sentimos e tocamos através dos nossos sentidos.
b. Que é necessário sair da caverna, que representa a realidade sensível onde só conhecemos as imagens e as sombras e irmos rumo ao sol que representa a luz da razão.
c. De modo literal o modo como podemos chegar ao conhecimento verdadeiro de todas as coisas.
d. A justificativa de sua tese de que há uma realidade inteligível que só é alcançada pela razão e que é vedada aos sentidos.

Respostas

respondido por: bitencourtericotafpm
0
Olá!

teoria das ideias platônica trata-se de trazer um mundo dualista. Ou seja, o mundo divide-se em inteligível e sensível.

O mundo sensível é aquele falso que todos estamos, vemos e sentimos através os nossos sentidos. O inteligível, por outro lado, é o mundo das ideias verdadeiras e imutáveis. A partir do exercício da razão, nós poderíamos chegar à verdade desse mundo das ideias.

O mito da caverna se trata exatamente disso. As sombras dos objetos, na verdade, é uma metáfora para a representação dos conceitos do mundo inteligível no mundo sensível. Por conta do mundo sensível ser imperfeito, Platão desconsiderava o conhecimento através dos sentidos, mas destacava o pensamento através da razão e raciocínio lógico.

Portanto, alternativa A.

Abraços!
Perguntas similares