Respostas
Napoleão já dominava boa parte da Europa, e ele queria mais, queria dominar a Inglaterra, mas não conseguiu. E ficou irritado por fracassar, depois disso ele estabeleceu o bloqueio continental (q impedia os países da Europa a comercializar com os Ingleses).
Agora voltando para Portugal.
Portugal era um grande consumidor dos produtos da Inglaterra, e tinha uma dívida com ela. Quando Napoleão estabeleceu o bloqueio continental, Portugal (por fazer parte da Europa) não podia mais comercializar com os Ingleses, mas eles deviam para os Ingleses, e com isso, eles não podiam deixar de comercializar com a Inglaterra. E ,por isso, eles não obedeceram ao bloqueio continental. Napoleão descobriu e mandou suas tropas para invadir Portugal. E com a invasão, a família real portuguesa teve que fugir para o Brasil (já q o Brasil era sua colônia).
Bom, resumidamente foi isso, bons estudos :)
Resposta:
A família real veio para o Brasil, porque por conta do Bloqueio continental, Portugal não podia fazer comércio com a Inglaterra, e Portugal dependia da Inglaterra. Com isso D. João, que era rei de Portugal, decidiu transferir a corte portuguesa para o Brasil, pois assim conseguiriam fazer comércio com outros países, incluindo a Inglaterra, tanto, que uma das primeiras e principais decisões de D. João logo após chegar ao Brasil, foi abrir os portos Brasileiros para poder fazer comércios com os países que tinham bom relacionamento com Portugal, que com base no tratado “comércio e embarcação” produtos vindos de Portugal recebiam taxação de 16%, produtos vindos da Inglaterra taxação de 15% e vindos de outros países taxação de 24%.
Explicação:
Bloqueio Continental era um decreto que foi feito por Napoleão Bonaparte que proibia que países europeus fizessem comércio com a Inglaterra.