• Matéria: Ed. Física
  • Autor: wiliamgabrielaoz1st2
  • Perguntado 8 anos atrás

Compreendemos que desde a Antiguidade os seres humanos jogavam e brincavam entre si. De acordo com Brougère (1998), cada "cultura define uma esfera do jogo a partir de uma rede de analogias e de uma experiência dominante, de determinados traços que não são necessariamente idênticos aos nossos" (p. 35). Fundamentado nos pressupostos do autor, marque "V" para as afirmativas verdadeiras ou "F" para as afirmativas falsas, com relação à visão do jogo seguida pelas sociedades romana e grega:

( ) O jogo grego era visto a partir do espectador em shows oferecidos pelos nobres.

( ) O jogo romano tinha concomitantemente o significado de atividade livre espontânea, bem como atividade imposta e dirigida.

( ) No jogo grego era evidente o aspecto religioso e político.

( ) Em Roma, o jogo tinha como essência a noção de concurso com premiação para todos os competidores.

( ) Em ambas as civilizações (Roma e Grécia) o jogo mostra-se como uma simulação da realidade.

Respostas

respondido por: vchinchilla22
51
Olá vamos a analisar cada alternativa e assim determinar se é verdadeira o falsa.

1- O jogo grego era visto a partir do espectador em shows oferecidos pelos nobres. (Verdadeira)

Na Grécia, havia quatro festivais em que a participação estava aberta a todos os gregos.

Nos tempos clássicos, os jogos duraram cinco dias (um dos dias bem dedicado inteiramente a celebrar ritos e sacrifícios religiosos em homenagem a Zeus) e os vencedores dos testes recebidos como único prêmio de coroas de oliveiras ("cotinus") , embora os atletas vencedores fossem considerados heróis pela própria cidade e recebessem ajuda econômica dos nobres.


2- O jogo romano tinha concomitantemente o significado de atividade livre espontânea, bem como atividade imposta e dirigida. (Verdadeira)

As escolaS de gladiadores eram designadas com o o termo ludus, servia para designar atividade livre, espontaneidade,  também dirigida e imposta. O termo ludus  era usado com a intenção de qualificar técnica, exercício e treinamento deles.


3- 
No jogo grego era evidente o aspecto religioso e político. (Verdadeira)

Para gregos, o jogo relaciona-se com religião. Essa associação entre jogo e religião vem demonstrar que na antiguidade o aspecto fútil do jogo é aceito como meio para integrar as atividades sérias.Por um lado o jogo está ligado à não seriedade, à futilidade, por estar em oposição à realidade, ao trabalho.

Um dos dias dos jogos eram bem dedicado inteiramente a celebrar ritos e sacrifícios religiosos em homenagem a Zeus.


4- Em Roma, o jogo tinha como essência a noção de concurso com premiação para todos os competidores. (Falsa)

Para os romanos, os jogos eram espetáculos para serem olhados e não praticados. Os atores desses jogos eram em grande massa os escravos.

No jogo romano desenvolve-se uma encenação ou de fingimento; os combatentes não eram verdadeiros soldados do exército romano, as bigas dão voltas na arena preparada para encenação e o patrocinador do jogo não é o verdadeiro imperador. Todo esse jogo segue a rituais religiosos, como uma oferenda aos deuses.


5-  Em ambas as civilizações (Roma e Grécia) o jogo mostra-se como uma simulação da realidade. (Verdadeira)

Tanto no jogo romano como no grego desenvolve-se uma encenação ou simulação lúdica da realidade como parte de um culto imperial, que se manifestava com as lutas que muitas vezes, serviram para simular batalhas militares. 


Perguntas similares