O espectrômetro de massa é um equipamento utilizado para se estudar a composição de um material. A figura ao lado ilustra diferentes partículas de uma mesma amostra sendo injetadas por uma abertura no ponto O de uma câmara a vácuo. Essas partículas possuem mesma velocidade inicial V, paralela ao plano da página e com o sentido indicado no desenho. No interior desta câmara há um campo magnético uniforme B perpendicular à velocidade v, cujas linhas de campo são perpendiculares ao plano da página e saindo desta, conforme representado no desenho com o símbolo O. As partículas descrevem então trajetórias circulares identificadas por I, II, III e IV. Considerando as informações acima e os conceitos de eletricidade e magnetismo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A partícula da trajetória II possui carga positiva e a da trajetória IV possui carga negativa. ( ) Supondo que todas as partículas tenham mesma carga, a da trajetória II tem maior massa que a da trajetória I. ( ) Supondo que todas as partículas tenham mesma massa, a da trajetória III tem maior carga que a da trajetória II. ( ) Se o módulo do campo magnético B fosse aumentado, todas as trajetórias teriam um raio maior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V - V - V - F. b) F - V - F - V. c) V - F - V - V. ►d) V - V - F - F. e) F - F - V - V.
Respostas
Então para resolver a questão temos que verificar as alternativas
1- A partícula da trajetória II possui carga positiva e a da trajetória IV possui carga negativa.
Para determinar as cargas deve usar a regra da da mão esquerda, onde o polegar indica o sentido da força, o dedo indicador o sentido do campo magnético e o dedo médio indica o sentido da velocidade.
Observando na figura, note a força desviando a carga positiva para a direita e a carga negativa para a esquerda. (anexo 2)
Assim, a alternativa 1, e Verdadeira
2- Supondo que todas as partículas tenham mesma carga, a da trajetória II tem maior massa que a da trajetória I.
Note que as partículas possuem cargas de sinais contrários já que a força magnética as desvia em sentidos opostos
Partículas com a mesma velocidade e a mesma carga elétrica ao penetrarem num campo magnético uniforme; como é perpendicular a descrevem-se trajetórias circulares de raios diferentes.
Isso é devido a que na formula tem-se que R e m são variáveis, e os outros parâmetros são constantes.
Pode observar então que na formula R e m são diretamente proporcionais; porque quanto maior é a massa, maior vai ser o raio da curva. E quanto maior é a massa, menor valor já que q é a mesma para as duas cargas.
Então a alternativa 2, é Verdadeira.
3- Supondo que todas as partículas tenham mesma massa, a da trajetória III tem maior carga que a da trajetória II.
Lembrando o que dissemos na alternativa anterior que na formula
só R e q são variáveis, assim os outros parâmetros são constantes. Neste caso pode observar que na formula, que R e q são inversamente proporcionais, porque a maior carga, menor vai ser o raio da curva, e vice versa.
Assim temos que a alternativa 3, é Falsa
Da expressão pode-se isolar o campo magnético B, assim temos que:
Desse jeito B é inversamente proporcional a R, assim, quando um aumenta o outro diminui.
Pelo tanto a alternativa 4, é Falsa
Concluindo que a opção correta é a D= V-V-F-F